fbpx
CidadesIlhabela

3º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista da APAE de Ilhabela é marcado por representatividade e inclusão

Na última quarta-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o auditório do Paço Municipal de Ilhabela sediou o 3º Simpósio sobre o Transtorno do Espectro Autista, promovido pela APAE em parceria com a Secretaria de Saúde do município. O evento contou com a presença do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, autoridades locais, profissionais de saúde e educação, além da participação da comunidade, que lotou o espaço.

A presidente da APAE de Ilhabela, Mônica Kurachina, iniciou o evento destacando a importância do apoio da Prefeitura. “Sentimo-nos honrados pelo apoio do Prefeito Colucci e pela presença dele aqui hoje. Nossa missão é garantir direitos e promover uma sociedade inclusiva. Este evento, realizado em parceria com as áreas de Saúde e Educação, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reforça o compromisso de todos com a inclusão”, afirmou.

O Prefeito Toninho Colucci aproveitou a ocasião para celebrar o primeiro ano de funcionamento do CER-TEA (Centro Municipal Especializado em Reabilitação e Transtorno do Espectro Autista). “Em um ano de atividades, o CER-TEA já realizou mais de 33 mil atendimentos. Em Ilhabela, a Saúde sempre será prioridade, pois sabemos que a Saúde é a mão que afaga muitas famílias. Nosso município se consolida mais uma vez como modelo para a região”, destacou.

O evento contou com palestras sobre os trabalhos desenvolvidos pela APAE e pelo CER-TEA, além de uma roda de conversa com profissionais de educação.

Um dos momentos mais marcantes do Simpósio foi a fala de Abner, um jovem autista de 13 anos, que pediu para se expressar no palco.

O Coordenador Técnico de Saúde Mental do CER-TEA, Herbert Thomas Luckmann, atendeu ao pedido de Abner e deu-lhe a oportunidade de falar, permitindo que ele compartilhasse seus sentimentos e planos futuros. O gesto foi acolhido pela plateia.

Durante sua fala, Abner compartilhou seus projetos, destacando seu desejo de produzir um vídeo de animação, e contagiou a todos com sua determinação e sonhos.

A mãe de Abner, Reijane  Souto dos Santos, também compartilhou a rotina de sua família, que convive com o diagnóstico de autismo. Além de Abner, seu esposo, Jocemiel, e o filho mais novo, Pietro, de 11 anos, também estão no espectro autista. Reijane se surpreendeu ao ver toda a sua família acompanhando o evento do início ao fim, algo raro devido à agitação dos filhos. Ela se mostrou orgulhosa pela participação de Abner.

“Ver o Abner subindo ao palco para falar sobre seus sonhos foi um momento especial. Com o apoio da APAE e do CER-TEA, meus filhos têm desenvolvido suas habilidades. O Abner, por exemplo, aprendeu inglês aos três anos, e o Pietro, meu caçula, é excelente em matemática, fazendo cálculos de cabeça. Fiquei muito feliz com a condução do evento e, principalmente, com a participação da minha família. Para mim, o simpósio foi uma surpresa maravilhosa, e me senti representada, não apenas como mãe e esposa, mas também como parte da comunidade de Ilhabela”, finalizou Reijane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE