PATA completa 1 ano de cuidado, amor e transformação em São Sebastião
Unidade foi idealizada pelo prefeito Reinaldinho quando era secretário de Saúde
São Sebastião celebrou um marco histórico na saúde animal: o aniversário de 1 ano do Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA), o primeiro atendimento público veterinário da cidade. A data foi comemorada com a visita do prefeito Reinaldinho Moreira, idealizador do projeto, que fez questão de conversar com munícipes, agradecer à equipe e reforçar o compromisso da gestão com a causa animal.
Com estrutura moderna e atendimento gratuito a cães e gatos, o PATA representa uma verdadeira revolução no atendimento dos animais na cidade. Em apenas um ano, já foram realizados mais de 11 mil consultas, 818 cirurgias gerais, 139 cirurgias ortopédicas, 181 oncológicas, além de 3.413 castrações, mais de 35 mil exames laboratoriais, 12 mil exames de imagem, mais de 11 mil procedimentos ambulatoriais, totalizando mais de 74 mil atendimentos que fizeram a diferença na vida de tantos animais e tutores.
Durante a visita, o prefeito Reinaldinho celebrou a conquista com emoção:
“A gente só faz. Essa equipe aqui é quem cuida, quem salva vidas. Quando forem atendidos, parabenizem cada um deles. São quase 12 mil vidas acolhidas em apenas um ano. Quando idealizamos, falaram que não ia ter demanda para o PATA, mas só quem precisa do serviço sabe como é importante”, enfatizou Reinaldinho.
Além de números impressionantes, o que mais emociona são as histórias. Como a da senhora Denise dos Santos Jesus, tutora da Meg, que é uma das moradoras que já utilizou o serviço do PATA mais de cinco vezes e sempre foi muito bem atendida. “Meg já chegou aqui com picada de cobra e foi muito bem atendida. A equipe atende todos com muito amor e carinho. É um atendimento excelente, dá pra ver que eles realmente se importam com cada bichinho que passa por aqui”, declarou Denise.
Na recepção do PATA, no mural na parede, encontram-se tantas outras histórias e depoimentos emocionantes de tutores que já passaram por lá com seus bichinhos. “Expresso minha gratidão a todos vocês que fazem parte dessa equipe, que tanto se empenha em prestar um serviço de qualidade para nossos filhos de quatro patas. O cuidado e o carinho que vocês estiveram com o meu ‘rabugento favorito’ foi, com certeza, o diferencial para que ele conseguisse se recuperar. Parabéns pela dedicação incansável e por colocar tanto carinho e amor em tudo o que fazem, o mundo precisa de mais seres humanos como vocês!”, escreveu a moradora Catiani Luna do Nascimento, tutora de Sansão.
Para a secretária de Saúde, Laysa Pires, o sentimento é de gratidão e orgulho. “Acompanhar a evolução e a aceitação do PATA pela população neste ano enche nosso coração daquele sentimento de dever cumprido”, declarou Laysa.
O hospital conta com quatro consultórios clínicos e cirúrgicos, duas enfermarias, bloco cirúrgico completo, salas de exame e laboratório, além de serviços especializados em ortopedia e oncologia. E os avanços não pararam por aí. O município também ganhou o PATA Móvel, um ônibus totalmente equipado que leva atendimento e castrações aos bairros mais distantes, ampliando ainda mais o acesso ao serviço veterinário.
Mais do que atendimento veterinário, o PATA é símbolo de afeto, responsabilidade e respeito. Um projeto que nasceu de um sonho coletivo e hoje é realidade que transforma a vida de quem não sabe pedir ajuda, mas merece ser cuidado com todo amor do mundo.
Balanço do oficial do PATA
01/04/2024 até 31/03/2025
Consultas: 11.164
Cirurgia Geral (Tecidos Moles): 823
Cirurgia Oncológica: 181
Cirurgia Ortopédica: 139
Castrações: 3.413
Exames laboratoriais: 35.120
Exames de imagem: 12.249
Medicações: 22.690
Procedimentos ambulatoriais: 11.230