Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços.
Na oportunidade, também foi anunciado o prêmio de Excelência Educacional, por meio do programa Alfabetiza Juntos SP, do Governo do Estado de São Paulo. Cinco escolas municipais receberam o prêmio durante evento do Governo do Estado de SP, na terça-feira (25), no Memorial da América Latina.
A premiação visa reconhecer esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
Caraguatatuba foi premiada com as unidades EMEI/EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro (ensino fundamental 2), CIEFI Prof.ª Antonia Ribeiro da Silva, EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gardelin e a EMEI/EMEF Prof.ª Aida de Almeida Castro Grazioli (2º ao 5º ano).
“São quase 21 mil alunos em toda a rede municipal e sabemos das dificuldades. Por isso, tenho muito orgulho do trabalho realizado pela Secretaria de Educação. Agora é a hora de encararmos os desafio e pensarmos no futuro. Estamos no caminho certo para uma educação que transborda orgulho, carinho e eficiência educacional. Estamos aqui para fazer gestão e o melhor por cada cidadão de Caraguatatuba. Contem comigo”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva.
“Enfrentamos momentos difíceis nesses primeiros meses, com problemas estruturais, financeiros e acadêmicos. No entanto, seguimos firmes e unidos, já com o reconhecimento da população pela transformação na educação de Caraguatatuba. Não há escola de qualidade sem uma boa gestão. E, claro, parabéns às escolas premiadas!”, destacou a secretária de Educação, Roseli Morilla.
O Prêmio Excelência Educacional tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral.
Mais Alfabetiza
O Alfabetiza Juntos SP é um programa de colaboração entre Estado e municípios para garantir avanços na alfabetização. Apenas no ano passado, o Governo de São Paulo investiu R$ 300 milhões na iniciativa.
A supervisora de ensino e articuladora regional do programa Alfabetiza Juntos SP, Letícia Santos, conta como o programa funciona.
“As prefeituras podem aderir a uma ou mais ações do programa, que incluem a formação de professores, a Avaliação de Fluência Leitora, a distribuição de material didático padronizado e o uso da plataforma de leitura e disponibilização de obras literárias online Elefante Letrado. É um passo importante para a Educação de Caraguatatuba, sempre fortalecendo a alfabetização em larga escala”, afirmou.
A supervisora de ensino e articuladora municipal do programa, Flaviana Giachini, também falou sobre a premiação. “O programa oferece muitos materiais e apostilas significativas para a alfabetização, além de toda a capacitação dos professores. É um projeto completo, que vem desde o trabalho da sala de aula com o material, formação do professor e depois avaliação dos resultados”, disse.
Foto: JC Curtis/PMC