Formação gratuita conecta jovens de Ilhabela ao mercado de tecnologia com desafio prático
Em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, o Instituto Joga Junto aproxima profissionais recém-formados das oportunidades de emprego na capital paulista
Dezoito moradores de Ilhabela, com idades entre 16 e 33 anos, concluíram o curso avançado gratuito em tecnologia com foco em Quality Assurance (QA), uma das áreas mais demandadas pelo setor. A formação foi promovida pelo Instituto Joga Junto, braço social da aceleradora Clash, por meio do Programa Ilhabela Tech em parceria com a Prefeitura local, com aulas teóricas e práticas realizadas na IETEC – Ilhabela Escola Técnica, incluindo gestão de projetos, SQL e habilidades comportamentais.
Uma etapa importante dessa formação foi realizada em São Paulo, na sede da Mutant, empresa referência em Customer Experience e apoiadora da iniciativa. Lá, os jovens participaram do GameDay, desafio imersivo que simula situações reais do mercado de trabalho na área de tecnologia.
Mais do que uma competição, o projeto é a oportunidade de demonstrar, na prática, tudo o que foi aprendido durante o curso. Nesta edição, os participantes receberam o desafio elaborado pela própria Mutant: identificar falhas (bugs) em um serviço de atendimento ao cliente. “Propomos aos alunos uma experiência real, com atenção ao detalhe e olhar crítico. Ver o envolvimento e o talento deles foi emocionante”, afirma Luciana Munhoz, Tech Lead da Mutant. “Assim como muitos desses jovens, eu também venho de uma família humilde, então acompanhar uma ação como esta me deixa muito feliz”, completa.
Os vencedores foram Alexandre Andrade e Marcio Guedes, que se destacaram pela performance e olhar técnico durante o desafio. Cada um foi premiado com um tablet e a oportunidade de participar do processo seletivo para uma vaga de trabalho na Mutant. “Esse evento é um divisor de águas pra mim. Me mostra que estou no caminho certo e que todo o esforço valeu a pena. Ganhar o desafio só engrandece minha vontade de seguir na área e o valor de concluir a formação”, conta Marcio.
Para garantir a participação plena dos alunos durante o curso, os encontros teóricos foram realizados de forma online, com apoio presencial oferecido pelo Instituto Joga Junto, e a estrutura e acesso à internet pela Prefeitura de Ilhabela.
Para Andrea Lua, CEO do Instituto Joga Junto, o projeto tem se consolidado como uma potência em inclusão produtiva por meio da educação tecnológica. “Nosso objetivo é acelerar talentos e criar pontes entre jovens e oportunidades reais de transformação social e profissional”, destaca. “O GameDay representa a celebração de todo o esforço dos alunos. É o nosso ‘grande final de campeonato’, em que eles mostram que estão prontos para entrar em campo no mercado de trabalho”.
O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destaca que, “a qualificação profissional dos nossos jovens é um compromisso da nossa gestão, e iniciativas como essa mostram o quanto Ilhabela está conectada com as oportunidades do futuro. O mercado de tecnologia cresce a cada dia, e ver nossos moradores sendo preparados para esse setor, com apoio da Prefeitura e de parceiros como o Instituto Joga Junto, nos enche de orgulho. Parabenizo todos os participantes e desejo sucesso nessa nova jornada profissional. Continuaremos investindo em educação e inovação para transformar vidas e abrir portas para a nossa juventude”.
Com o sucesso da formação em Ilhabela, o Instituto Joga Junto planeja expandir suas ações para novas regiões do estado de São Paulo ao longo de 2025. A expectativa é formar mais de 150 jovens em tecnologia até o final do ano.
Sobre o Instituto Joga Junto
O Instituto Joga Junto cria programas personalizados utilizando a tecnologia para formar e acelerar profissionais em diferentes áreas do conhecimento e levar projetos educacionais para as diferentes regiões do país e da América Latina. Para isso, desenvolvem uma sistemática educacional que consiste em três etapas evolutivas de aprendizagem, unindo o técnico e comportamental. Com isso, o Instituto estimula o engajamento entre os alunos para a aprendizagem por meio de trocas sociais, desenvolvendo competências comportamentais, estimulando o autoconhecimento e facilitando o reconhecimento dos valores pessoais e do contexto de vida.