Reforço de equipes acelera travessias de balsas no Litoral Norte e Sul de SP durante o verão
Tempo de espera cai 52% em Santos/Guarujá e 7% em São Sebastião/Ilhabela mesmo com aumento na demanda
As principais travessias litorâneas de São Paulo registraram redução significativa no tempo de embarque durante a alta temporada. Segundo o Departamento Hidroviário (DH), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), entre 15 de dezembro de 2024 e a segunda quinzena de janeiro de 2025, os tempos de espera caíram drasticamente.
Na travessia Santos/Guarujá, a mais movimentada do litoral paulista, o tempo máximo de espera para embarque foi reduzido em 52% em relação ao mesmo período da temporada anterior. Em São Sebastião/Ilhabela, mesmo com um aumento de 15% no fluxo de passageiros e veículos, o tempo de embarque caiu 7%, garantindo maior eficiência no transporte.
No total, mais de 2 milhões de usuários utilizaram as oito travessias do estado durante o período, registrando um volume diário médio superior a 58 mil passageiros.
Medidas implementadas para maior eficiência
Para otimizar a operação, o DH adotou estratégias como reforço na manutenção preventiva e corretiva, ampliação do estoque de peças e motores reservas, além de melhorias no trânsito e gestão de filas. “Nosso objetivo é minimizar interrupções, reduzindo o tempo de inatividade das balsas e assegurando maior rapidez e qualidade no atendimento aos usuários”, destacou Agnaldo de Almeida Jr., diretor técnico do DH.
Para reduzir o tempo de espera, equipes especializadas como mergulhadores e profissionais de usinagem foram mobilizadas. Os mergulhadores realizam reparos diretamente na água, eliminando a necessidade de docagem das embarcações, enquanto os usinadores fabricam peças sob demanda, garantindo reposição ágil.
O abastecimento e a higienização das balsas passaram a ser realizados em horários de menor movimento, assegurando condições ideais de operação sem impactar os passageiros.
Investimentos na modernização das travessias
Desde o início da gestão, o governo paulista já investiu mais de R$ 200 milhões nas travessias litorâneas. Em Guarujá, a estação de Vicente de Carvalho foi reformada com R$ 6,8 milhões, enquanto o Flutuante DH-IV recebeu R$ 8 milhões. Em Ariri, a conclusão do Flutuante DH III teve um aporte de R$ 4,2 milhões.
Em São Sebastião/Ilhabela, a reforma dos flutuantes das duas cidades recebeu investimento de R$ 13,8 milhões. Além disso, R$ 6,9 milhões foram destinados à gestão de trânsito e R$ 4,5 milhões à contratação de uma empresa para controle de peso e dimensões de caminhões que utilizam a travessia.
A estação da Praça da República, em Santos, está em fase final de obras, com investimento de R$ 8,2 milhões. Também foram iniciadas melhorias nas estações de passageiros das travessias Cananeia/Continente e São Sebastião, totalizando R$ 1,3 milhão.
Novas embarcações para melhorar a capacidade de atendimento
Em 2023, cinco novas embarcações foram incorporadas ao sistema, com um investimento de R$ 34,3 milhões. Duas atendem a travessia Santos/Guarujá (FB-26 e FB-14), enquanto três operam em São Sebastião/Ilhabela (FB-25, FB-29 e FB-19).
Já em 2024, mais seis embarcações reformadas foram entregues, somando um investimento de R$ 45,3 milhões. Essas balsas atuam nas rotas Santos/Guarujá (FB-21, FB-27 e FB-11), São Sebastião/Ilhabela (FB-28), Cananeia/Ariri (Lancha Canéu) e Cananeia/Ilha Comprida (FB-05).
Para 2025, estão previstas oito novas embarcações em reforma, com um investimento superior a R$ 50 milhões, consolidando o compromisso do governo em modernizar e otimizar as travessias litorâneas.
Compromisso com eficiência e segurança
O plano da Operação Verão segue até o final do Carnaval e reafirma o compromisso do governo de São Paulo com a mobilidade eficiente, segura e ágil. Com reforço nas equipes, manutenção preventiva e investimentos expressivos, as travessias litorâneas garantem uma experiência aprimorada para moradores e turistas, fortalecendo a infraestrutura do litoral paulista.