A partir desta quarta-feira (15), até março, a Sabesp realizará inspeções com testes de corante em residências para identificar possíveis lançamentos irregulares de água de chuva nos sistemas operados pela Companhia. Esses lançamentos podem causar sobrecarga e danos à rede de esgoto, prejudicando seu funcionamento.
Como o litoral de São Paulo tem baixa cobertura de rede de drenagem, a ocorrência de conexões irregulares é alta. Em época de chuvas fortes, entra água pluvial em excesso na rede de esgoto e pode provocar vazamentos nas ruas. A Sabesp conta com equipes de prontidão que realizam os reparos rapidamente, mas também busca atuar em parceria com as prefeituras para contribuir na busca por uma solução.
Para realização das inspeções, a Sabesp utilizará o teste do corante, que complementa o diagnóstico e ajuda a identificar possíveis falhas nas tubulações de esgoto das residências. O corante é despejado diretamente no vaso sanitário, pias e caixas de inspeção, possibilitando o rastreamento da água colorida pelas redes de esgoto. Esse tipo de teste não oferece nenhum tipo de risco à saúde dos moradores.
Os testes serão conduzidos por técnicos especializados da Sabesp e não há qualquer cobrança de taxas. Caso vazamentos sejam identificados, a Sabesp irá elaborar um relatório e orientar a população sobre os reparos necessários, além de formalizar a situações junto à Prefeitura.