Das 98 praias monitoradas no Litoral Norte de SP, 16 estão impróprias para banho
Neste início de ano, as cidades do Litoral Norte estão em fase de alerta com a saúde da população e dos turistaas que frequentam a região, uma análise realizada pela Cetesb, revela um novo panorama quanto à balneabilidade das praias da região. Segundo os dados apresentados, algumas praias ostentam índices de qualidade da água que atendem plenamente às normas estabelecidas, enquanto outras demandam uma atenção especial.
As autoridades têm implementado medidas para monitorar e melhorar a qualidade da água, investindo em saneamento básico e promovendo a conscientização ambiental. A presença de poluentes, muitas vezes provenientes de fontes não identificadas, continua a ser uma preocupação em algumas praias das cidades do Litoral Norte, como Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.
Boletim Cetesb
Segundo boletim divulgado na última quinta-feira (2), em São Sebastião das 30 praias monitoradas que banham o município, sete estão impróprias para banho, a praia das Cigarras, Arrastão, Deserta, São Francisco, Pontal da Cruz, Porto Grande e Preta do Norte. Em Ilhabela as praias impróprias atingem 1/3 das praias que cercam o município, tais como a praia da Feiticeira, Portinho, Julião, Itaquanduba e Itaguaçu. Em Caraguatatuba, das 14 praias monitoradas, a única praia com bandeira vermelha é a Prainha na região central. Em Ubatuba as praias impróprias para banho são as praias Itaguá (Avenida Leovegildo, nº 240 e 1724) e Lázaro.
A Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo recomenda evitar banhar-se em água do mar classificada como Imprópria, tomar banho de mar após chuvas muito intensas e banhar-se em canais, córregos ou rios que deságuam no mar.
Clique no link abaixo e confira as condições das praias da sua cidade.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O BOLETIM SEMANAL CETESB
O que é Balneabilidade ?
Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc), onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada.
Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos. Estes critérios devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré estabelecidos, para que se possa identificar se as condições de balneabilidade em um determinado local são favoráveis ou não; pode-se definir, inclusive, classes de balneabilidade para melhor orientação dos usuários.
Fatores que influem na balneabilidade
O parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais. Diversos são os fatores que condicionam a presença de esgotos nas praias:
- Existência de sistemas de coleta e disposição dos despejos domésticos gerados nas proximidades
- Existência de córregos afluindo ao mar
- Afluência turísica durante os períodos de temporada
- Fisiografia da praia
- Ocorrência de chuvas
- Condições de maré
Foto: Paulo Stefani