Defesa Civil de Caraguá participa de reunião do Estado para alinhar ações durante as fortes chuvas
Integrantes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram na tarde desta quinta-feira (26) de uma reunião online convocada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado, para tratar de questões diante da previsão de fortes chuvas e altos acumulados entre quinta-feira e sexta-feira (26 e 27) em toda a faixa litorânea e interior do estado de São Paulo.
Diante do quadro, o Governo de São Paulo montou de forma presencial um gabinete de crise visando garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas.
Mais de 100 integrantes das Defesas Civis do Estado e de diversos municípios participaram da reunião, ouvindo uma breve exposição a respeito das previsões para os próximos dias. Também foi feito um alerta sobre a necessidade de que todas as equipes estejam preparadas diante das previsões.
Previsão
Com a chegada de uma frente fria, os níveis de acumulados de chuva podem variar nas próximas horas, especialmente nas regiões do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Região de Campinas, Sorocaba e Bauru.
Para o litoral Norte, especificamente Caraguatatuba. A previsão é de chuvas significativas, com acumulados de até 150mm e fortes ventos, com rajadas que podem chegar a 40 km/hora. A frente fria é formada por um sistema que canaliza a umidade da região amazônica, formando um corredor de umidade sobre o Estado de São Paulo, causando chuvas contínuas e volumosas ao longo dos próximos dias.
Veja abaixo as recomendações da Defesa Civil:
• Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
• Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
• No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
• Evite tomar banho durante a tempestade;
• Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
• Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
• Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
• Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Ressalta-se a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes.
Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.