Fundo Social entrega 19 mil peças de roupas e toneladas de alimentos às famílias em vulnerabilidade social neste ano
O Fundo Social de Caraguatatuba apresentou balanço de janeiro a setembro deste ano. O acolhimento de famílias encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistencial Social (CRAS) chegou a 568 atendimentos, através de vestuários e demais itens emergenciais, sendo 129 famílias atendidas mais de uma vez.
Foram 19.227 peças de roupas e calçados doados, além de 1.302 itens de cama e banho. O Fundo Social também repassou 757 cobertores e 265 famílias receberam kits de higiene e limpeza ou itens emergenciais como colchões e camas, itens recebidos através de doações da população.
Com a realização de eventos com ingresso social, o Fundo Social pôde ajudar emergencialmente 38 famílias, algumas através da rede de saúde como setor de oncologia e CAPS.
As instituições parceiras do Fundo Social receberam 7.882 quilos de alimentos e mais 360 cestas básicas, recebidas do Fundo Social do Estado para auxílio emergencial às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Também foram entregues 8.842 fraldas infantis e geriátricas às famílias e acolhidos através das instituições. O projeto ‘Acolher’ atendeu 49 gestantes, com palestras e kits maternidade (enxoval), além de mais 34 mães através do atendimento nas instituições, totalizando 83 kits de higiene e limpeza para o bebê, numa parceria com a Uniodonto de São José dos Campos.
O Fundo Social também abasteceu com produtos de higiene, roupas e itens diversos, necessários para atendimentos emergenciais as UPAs, Conselho Tutelar, casas de passagem e acolhida como Centro POP e ação social de diversas igrejas, bem como todos aqueles que procuraram algum tipo de apoio. Durante este ano, 20 pessoas foram capacitadas no Curso de Iniciação à Costura, algumas já conseguindo conquistar sua renda extra.
“Nosso compromisso sempre foi o de acolher, orientar e indicar setores de atendimento aos que procuraram qualquer uma das duas unidades de atendimento”, destacou a presidente, Samara Aguilar.
O Fundo Social recebe e realiza doações durante o ano todo. Quem quiser ajudar, além de alimentos, os itens de mais necessidade são roupas masculinas e infantis em bom estado de conservação.
O Fundo Social de Solidariedade fica na Rua José Damazo dos Santos, 39, no Centro (rua lateral do Banco Santander). Mais informações pelo telefone: 3897-5656.