Clima e TempoDestaquesLitoral Norte

Massa de ar frio alcança o sudeste do Brasil

Uma massa de ar frio vai derrubar a temperatura no final deste mês depois de vários dias de temperatura acima da média nesta segunda quinzena de julho e que se seguiu a um período muito gelado e atipicamente prolongado mais ao Sul do país nas primeiras duas semanas do mês.

Uma vez que a massa de ar frio terá trajetória marítima ela terá impacto no Sudeste do Brasil com queda de temperatura nos quatro estados da região. No Centro-Oeste, por sua vez, os efeitos devem ser pequenos. Tal como no Sul, os efeitos do ar frio no Sudeste devem ser breves e logo voltará a aquecer. Na cidade de São Paulo, o ar frio chega da tarde para a noite de segunda e atua com maior intensidade na terça, dia que terá máximas baixas. O impacto será muito maior na máxima do que nas mínimas, já que não esperadas noites muito mais frias do que vem se registrando sob o ar seco dos dias atuais.

Na cidade do Rio de Janeiro, queda da temperatura será mais sentida no fim da segunda e durante a terça com máximas muito menores na terça e na quarta. O ar frio na costa deve trazer vento em sua chegada que pode ser moderado com ocasionais rajadas. Haverá ainda chuva entre terça e quarta acompanhando a incursão fria.

Formação de geada
Modelos na semana passada chegaram a indicar neve no Sul do Brasil, mas era evidente já naquele momento pela inconsistência de dados a cada rodada que não se podia firmar uma probabilidade do fenômeno invernal. Os dados hoje não apontam chance de nevar. O que se espera é a ocorrência de geada no Sul do Brasil no começo da semana que vem com possibilidade de gear nos três estados da região, mesmo com forte intensidade em alguns pontos, especialmente na Campanha gaúcha e nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Não se espera geada generalizada como no último episódio frio. Esta incursão fria é de muito menor intensidade e não haverá geada, por exemplo, em Porto Alegre ou nas praias, como se viu no final de junho. Onde mais deve gear e com maior intensidade é na fronteira com o Uruguai e na Campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE