Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Porto de São Sebastião bate recorde histórico de movimentação de cargas no primeiro semestre

Uma pesquisa conduzida pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), uma empresa pública ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), revelou que a movimentação de cargas no Porto de São Sebastião atingiu um recorde histórico no primeiro semestre deste ano. O porto movimentou um total de 760 mil toneladas, um aumento de 57% em comparação com o mesmo período de 2023.

Entre as principais cargas transportadas estão açúcar a granel, totalizando 287,5 mil toneladas; barrilha a granel, um componente fundamental na fabricação de vidros e embalagens, com 190,3 mil toneladas; e coque de petróleo a granel, com 107,5 mil toneladas.

“A ampliação das áreas de armazenagem atraiu mais importadores e exportadores, que passaram a ver o porto de São Sebastião como uma alternativa logística viável. O açúcar a granel e o coque são exemplos de novas cargas”, afirmou Ernesto Sampaio, diretor-presidente da CDSS. Ele mencionou que foram autorizadas a instalação de 11 novos armazéns, totalizando 14 estruturas, todos montados pelos operadores portuários.

Ernesto destacou também que investimentos significativos foram feitos para melhorar o Porto, incluindo a reforma do centro de controle operacional, pavimentação dos pátios de armazenagem e das vias de acesso, implementação de um novo sistema de automação na entrada do Porto e monitoramento por circuito fechado de TV. “Também realizamos ajustes para cumprir requisitos de segurança e alfandegamento e instalamos um novo sistema de combate a incêndios”, acrescentou.

O Porto de São Sebastião possui fácil acesso pela rodovia dos Tamoios, que se conecta aos principais acessos do estado de São Paulo, além de sua proximidade com a rede ferroviária e o Aeroporto Internacional de São José dos Campos. As obras do Contorno de São Sebastião na Tamoios estão em fase final de execução pelo Governo de São Paulo e incluem uma via exclusiva para o Porto, facilitando o acesso e evitando interferências no tráfego urbano.

Está em fase de modelagem um processo de arrendamento que visa atrair mais investimentos. “A consulta pública está sendo preparada e será publicada em breve”, destacou Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Ela ressaltou que, dentro do novo Plano Estadual de Logística e Investimento, que está sendo desenvolvido com o objetivo de integrar diversos modais, o Porto de São Sebastião desempenha um papel crucial na exportação de cargas, junto com o Porto de Santos.

Em abril, o Porto aderiu à Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos, permitindo a troca de experiências e a implementação de ações para acelerar a descarbonização do setor marítimo e portuário. Como primeira medida desse compromisso, passou a oferecer descontos nas tarifas portuárias para embarcações sustentáveis e energeticamente eficientes, que comprovem baixas emissões de gases de efeito estufa. “Essas iniciativas estão alinhadas com nosso compromisso de promover o desenvolvimento sustentável em São Paulo”, enfatizou a secretária.

Sair da versão mobile