Organização do Maresias Shootout define baterias e confirma participação de surfistas renomados
São Sebastião vai receber um grupo de surfistas na 3ª edição do Maresias Shootout, evento de surfe que promete um grande show do esporte. A competição ocorre na quinta-feira (16), a partir das 6h, na entrada 20 da Praia de Maresias.
Já na sexta-feira (17), a partir das 8h, ocorrem as apresentações especiais de surfistas de renome no cenário do surfe nacional e internacional e ações sociais para ajudar as vítimas da catástrofe das chuvas do Rio Grande do Sul. Para fechar o evento, terá uma roda de capoeira e aula de yoga.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), é uma das apoiadoras do evento, buscando fomentar ainda mais a modalidade e os eventos esportivos no município.
Participarão da competição atletas como Igor Moraes, Thiago Camarão, Pedro Dib, Marcelo Trekinho, Carlos Bahia, Nicole Pacelli, Alana Pacelli, Sol Carrion, Luana Reis, entre outros.
De acordo com a organização do evento, uma grande ondulação de sul se aproxima do Litoral Norte de São Paulo no período da competição, com ondas podendo chegar até 3 metros de altura.
Na quinta-feira, o surfe vai rolar o dia inteiro e haverá uma ação de limpeza de praia com a Worldpackers Brasil. O evento vai contar com brinquedos infláveis com recreação, pista de skate, expositores, sorteios e brindes.
A competição será dividida em categorias masculinas Open e Master, além da feminina Open.
A 3ª edição do Maresias Shootout promete ser um grande sucesso, reunindo atletas de destaque e fomentando o esporte na região.
Confira as baterias iniciais da competição
FEMININO
BATERIA #1
Sol Carrion
Luana Reis
Nicole Pacelli
Silvia Nabuco
Sophia Gonçalves
Yasmin Neves
BATERIA #2
Débora Silveira
Kiany Cristina
Michaela Fragonesi
Juliana Santos
Alana Pacelli
Suellen Naraisa
MASTER
BATERIA #1
Fernando Dino
Ramires
Gilmar Silva
Gil Hanada
Romolo Lanci
Jô Paiva
BATERIA #2
Rodrigo Caruso
Tiago Testinha
Alex Alves
Rubens Tubes
Otavio
Rafael Avallon
BATERIA #3
Wellington Simões
Adriano Pioveza
Rony Bambam
Eugênio
José Neto
Danilo Grillo
BATERIA #4
Alex Costinha
Flavio Torres
Rodrigo Sino
Gladson
Carlo Moratelli
Jonas Lima
BATERIA #5
Marcelo Carriel
Mauro Bianco
Tom Pessoa
Gabiru
Caruso
Peixe Camburi
BATERIA #6
André Motta
Mauricio Duarte
Rafael Maéco
Cristian
Marco Reis
Ricardo Dias
OPEN
BATERIA #1
Caio Costa
Marcelo Trekinho
Márcio Grillo
Felipe Cesarano
Bruno Furlani
Wellington Reis
BATERIA #2
Teco Donato
Renan Castro
Thiago Camarão
Igor Moraes
Rodrigo Saldanha
PC Caveira
BATERIA #3
Gustavo Araujo
Renan Pulga
RENAN HANADA
Alexandre Wolthers
Carlos Bahia
Fernando Junior
BATERIA #4
KJ Norton
Cauã Gonçalves
Eric Bahia
Yan Sondahl
Rafael Brasiliense
Lapo Coutinho
BATERIA #5
Felipe Oliveira
Phil Neves
Luiz Diniz
Marcell Neves
Kaue Germano
Magno
BATERIA #6
Kaue Carriel
Cauã Carriel
Felipe Lacerda
Pedro Dib
Rayan
Timboco Sales
Rei e Rainha da 20
O Maresias Shootout também consagrará o Rei e Rainha da 20. O título será dado para quem pegar o melhor tubo do campeonato, independentemente de qual categoria esteja competindo.
Na 1ª edição, em 2021, o Rei da 20 foi Igor Moraes, que também conquistou o título da categoria Open e levou o Campeonato brasileiro daquele ano. Na 2ª edição, o surfista Ian Gouveia, integrante do WSL Challenger Series 2023, foi o campeão da categoria Open e coroado como o Rei da 20 ao pegar o melhor tubo da competição. No feminino, Sol Carrion levou o título e na categoria Master Masculino Costinha levantou o troféu de campeão.
Quem subiu no topo do pódio da categoria Master do Maresias Shootout 2021 foi o freesurfer, shaper, tube rider e morador de Maresias Sergio Frog.
Como surgiu o Maresias Shootout
A ideia de fazer o Maresias Shootout surgiu no Havaí, considerado o templo do surfe mundial. Marcio Grillo, surfista profissional de Sup Wave que é morador de Maresias viajou para a ilha de Oahu, no arquipélago havaiano.
Durante a viagem, acompanhando o campeonato de surfe local Backdoor Shootout, Grillo ficou admirado com as ondas tubulares perfeitas que haviam naquele local. O sup surfer notou que a praia de Maresias também possuía potencial para receber um evento parecido.
Em um dia de altas ondas, Marcio Grillo estava com Carlos Bahia e João Barcella reunidos para surfar e começaram a brincar que o primeiro que pegasse o melhor tubo seria o “Rei da 20”. Depois disso, Grillo juntou forças com seus amigos para fundar o evento.
O torneio visa valorizar os free surfers e as boas ondas, buscando a tradição e o crescimento da regionalidade do esporte na praia de Maresias.