Agentes Defesa Civil de São Sebastião resgatam três cachorros e moradora na cidade de Guaíba (RS)
Um dia após a chegada ao Rio Grande do Sul, a equipe da Defesa Civil de São Sebastião realizou um resgate emocionante de três cachorros que estavam abandonados no segundo andar de um sobrado na cidade de Guaíba, a 40,2 km de Porto Alegre.
Tudo começou quando o grupo formado por Waguinho Barroso, Osmar Xavier e Victor Hugo, e saíram no bote inflável para resgatar uma mulher diabética. Porém, eles não encontraram a casa e no retorno, começaram a ouvir latidos, momento que avistaram os três cachorros no segundo andar da casa que estava quase toda alagada.
“Subimos pela escada para resgatar os bichinhos, a casa já estava toda com fezes e, inclusive um deles chegou a avançar em mim, mas tudo sob controle”, disse o agente voluntário Waguinho Barroso. Os três – dois machos e uma fêmea – foram levados para o abrigo de animais da prefeitura.
Durante o retorno, o grupo ainda se deparou com uma mulher de cerca de 40 anos que também precisa de ajuda. Ela foi colocada no bote e levada para o lugar de abrigamento municipal.
Com a situação crítica nas cidades rio-grandenses, o grupo logo partiu para outra missão humanitária, em direção à cidade de Eldorado. “Soubemos que tem uma comunidade isolada sem apoio na parte de salvamento e resgate e seguimos para lá”, explicou Waguinho.
Duas equipes da Defesa Civil sebastianense partiram em direção ao Rio Grande do Sul no último domingo. Foram cerca de 15 horas de viagem e, após ajuda no setor de logística de distribuição dos donativos, os grupos seguiram para ajudar no resgate de moradores e animais.
Reforço
A missão no Sul é chefiada por Waguinho Barroso, no Suldo0 País, e pelo coordenador municipal Ricardo dos Santos, que ficou em São Sebastião. Segundo Santos, a outra equipe com mais quatro homens segue nesta terça-feira (7) para o Estado gaúcho. No total, são 12 agentes voluntários, três viaturas, três botes infláveis e equipamentos para salvatagem na água ou em altura que seguem para as cidades atingidas.
A Defesa Civil de São Sebastião atendeu solicitação do governador Tarcísio de Freitas para integrar o grupo de Missão Humanitária de São Paulo. O prefeito Felipe Augusto entendeu ser importante essa participação, uma vez que São Sebastião passou por tragédia semelhante em 19 de fevereiro de 2023 e recebeu toda a solidariedade do povo brasileiro, bem como ajuda que chegou de várias partes do país.
Foto: Divulgação/PMSS