Pronto Atendimento e Tratamento Animal São Sebastião realiza 30 consultas no primeiro dia de consultas
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), abriu o Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA) nesta terça-feira (2).
Somente neste primeiro dia aberto, realizadas 30 consultas, entre elas, quatro exames ultrassonográficos, sete exames radiográficos e 19 coletas de exames de sangue.
Além disso, 16 animais foram medicados, três animais passaram por procedimento ambulatorial e uma cirurgia geral foi feita.
A munícipe Josefa Dantas, moradora do bairro São Francisco, aproveitou para passar com sua cachorrinha Bibi no PATA, após ver a divulgação no site da Prefeitura de São Sebastião.
“Gostei muito do espaço. Quero parabenizar a prefeitura pela iniciativa, pois muito fala-se sobre Adoção Responsável, mas muitas vezes a pessoa não tem condição de levar no veterinário anualmente. Este serviço ajudará muitos munícipes e esta iniciativa é muito louvável”, destacou.
Quem também aproveitou para levar seu pet para uma avaliação foi o servidor público Leonardo de Pinho. “Trouxe minha cachorra Melissa para ser avaliada em razão de um problema de locomoção. Gostei bastante do lugar, está sempre passando por limpeza por parte das funcionárias; além de ser muito bonito”, contou.
O veterinário do PATA, Guilherme Bogdanov avaliou que o primeiro dia de atendimento foi tranquilo e bastante satisfatório. “Houve uma boa adesão da população aos serviços oferecidos. Até às 10h, já havíamos distribuído 23 senhas. Recebemos casos de animais urinando sangue, com câncer, vômito e já estávamos nos preparando para duas cirurgias de casos mais urgentes. Às 7h30 já havíamos iniciado as distribuições com bastante tranquilidade”, informou o veterinário.
Guilherme também destacou que, mesmo após a distribuição das 30 senhas diárias, urgências também serão atendidas no mesmo dia. Caso o procedimento não seja de urgência, o munícipe será orientado a retornar no outro dia.
O local foi inaugurado na segunda-feira (1º/4), e fica localizado à Rua Mario Olegário Leite, 94, no Centro da cidade. O PATA funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h.
Ao todo, o PATA conta com 16 funcionários contratados para atuarem nas áreas de limpeza, raio X, auxiliar veterinário, recepção e administrativo. Além disso, 17 veterinários também foram contratados para atuarem em clínica médica, cirurgia, ultrassom, anestesiologia, ortopedia, oncologia e patologia.
De acordo com a Prefeitura de São Sebastião, para atendimento, os munícipes precisam estar de posse de documentos com foto e comprovante de residência de São Sebastião em nome da pessoa presente; e com o animal para passar em atendimento.
O local conta com quatro consultórios para atendimento de clínica médica e cirúrgica, duas enfermarias para cão e gato e bloco cirúrgico altamente equipado.
Além disso, existem salas para realização de exames de imagem (ultrassom e radiografias) e laboratório de análises clínicas. O PATA também irá oferecer atendimento especializado em ortopedia e oncologia.
A Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV) foi a entidade vencedora da licitação para a gestão da clínica pelos próximos 12 meses. São Sebastião é a quarta cidade de todo o Estado de São Paulo a ter o Pronto Atendimento e Tratamento Animal.