O primeiro relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2024 contabilizou 707 procedimentos formalizados dos 1.505 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de janeiro. Desse total, 798 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.
O balanço do mês passado foi dominado por queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).
Em janeiro, o Procon formalizou 238 consultas simples; um atendimento preliminar; 220 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse volume, 37 finalizadas com acordos e 23 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 75 reclamações foram abertas com o retorno da CIP e duas abertas sem o retorno da CIP; 79 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 32 atendimentos extra Procon (enviados para outros órgãos competentes); e 16 cadastros de Nota Fiscal Paulista. O fornecedor deixou de comparecer em 18 audiências conciliatórias das 69 audiências agendadas pelo Procon em janeiro.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
2023
O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 8.607 procedimentos formalizados dos 17.631 atendimentos entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. Ao todo, 9.024 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos competentes.
O ranking das reclamações do Procon de Caraguá do ano passado foi dominado por problemas com envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).
Balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2024 | |||||
Meses | Atendimentos Formalizados | Atendimentos realizados | Assuntos mais reclamados | Audiências agendadas | Audiências sem o fornecedor |
Janeiro | 707 | 1.505 | Financeiros e internet fixa | 69 | 18 |
Foto: Divulgação/PMC