Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emite alerta laranja para tempestade no litoral de São Paulo

Um sistema de baixa pressão atmosférica está previsto para gerar uma nova frente fria entre Sul e Sudeste, iniciando na noite desta quarta-feira, 31 de janeiro. No primeiro dia de fevereiro, a frente fria se desloca mais para alto mar em direção à costa do Sudeste, aumentando a umidade nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Embora o último dia de janeiro tenha sido ensolarado em São Paulo, a nebulosidade aumentou no início da tarde em algumas regiões. A capital, a Baixada Santista, o litoral norte e a divisa do estado com Minas Gerais ficam em alerta para pancadas de chuva forte com raios e rajadas moderadas a fortes, atingindo cerca de 50 a 70 km/h.

No extremo sul paulista, o risco de temporais é elevado devido à posição da frente fria. Cidades como Itapeva, Votorantim, São Roque e as áreas do Vale do Ribeira ficam em alerta, e os ventos podem atingir pontualmente valores em torno de 90 km/h, causando transtornos.

O mês de fevereiro inicia com tempo mais instável, chuva a qualquer hora e muitas nuvens no litoral e na região metropolitana de São Paulo. O risco de temporais é alto, com sensação de abafamento e temperaturas podendo alcançar os 27°C na capital. Cidades como Campinas, Taubaté e as regiões do Vale do Paraíba e litoral norte podem receber alguns temporais localizados. Nas demais regiões do interior de São Paulo, há previsão de sol e pancadas de chuva forte à tarde, com risco de raios e ventania.

Na sexta-feira (02), as instabilidades persistem devido à entrada constante de umidade. Todo o litoral fica em alerta, com condição de chuva a qualquer momento, aumentando o risco de transtornos. Nas demais áreas, a chuva intercala algumas aberturas de sol, mas pode ocorrer com intensidade.

O risco de temporal aumenta entre a divisa do estado do Rio de Janeiro e o sul de Minas. Durante o começo da manhã, o sol ainda aparece, mas volta a chover com força à tarde no interior fluminense, colocando cidades como Petrópolis, Três Rios e Valença em alerta. Na capital e nas demais regiões, as pancadas ainda podem ocorrer com forte intensidade, com chance de raios e ventos moderados a fortes.

Sair da versão mobile