O Boletim da Cetesb sobre a Qualidade das Praias Paulistas, divulgado na última semana, traz uma excelente notícia para os que escolheram passar a virada do ano à beira-mar no litoral de São Paulo: 153 dos 175 pontos monitorados são considerados adequados para o banho de mar. Apenas 22 pontos em diversas praias apresentaram condições impróprias.
Na região do Litoral Norte, das 98 praias sob monitoramento, 84 foram classificadas como próprias para banho. Entretanto, algumas praias apresentam condições impróprias, incluindo 6 em Ubatuba, 2 em Caraguatatuba (Tabatinga, próximo ao Rio, e Indaiá), 3 em São Sebastião (São Francisco, Pontal da Cruz e Boiçucanga), e 3 em Ilhabela (Itaquanduba, Itaguaçu e Ilha das Cabras).
Já na Baixada Santista e Litoral Sul, das 77 praias monitoradas, 69 foram consideradas próprias, com destaque para Bertioga, Santos, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida, todas ostentando a bandeira verde.
Contudo, é fundamental ficar atento às condições climáticas, especialmente aos alertas de chuvas, que podem impactar a balneabilidade e resultar em avaliações desfavoráveis para o banho de mar. Claudia Lamparelli, gerente do setor de Águas Litorâneas da CETESB, adverte que “as chuvas volumosas temporariamente sobrepujam os efeitos das melhorias na infraestrutura de saneamento, podendo prejudicar significativamente a qualidade da água do mar.” Portanto, é recomendado evitar o banho nas primeiras 24 horas após chuvas intensas.
Ao frequentar as praias monitoradas, busque sempre locais onde a bandeira de sinalização da CETESB esteja na cor VERDE.