Hospital Regional em Caraguatatuba realiza técnica avançada para retirada de tumor cerebral pelo nariz
O Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, passou a realizar neurocirurgia conhecida como Hipofisectomia Transesfenoidal, inédita na região. Trata-se de um procedimento microcirúrgico endonasal, que acessa e remove tumores cerebrais, sem abertura do crânio.
A primeira Hipofisectomia Transesfenoidal realizada no HRLN aconteceu neste mês em uma paciente de 71 anos, que já recebeu alta da unidade. A paciente em questão foi encaminhada pelo oftalmologista e endocrinologista, pois apresentava sintomas visuais (hemianopsia bitemporal), dores de cabeça e alterações hormonais, sendo diagnosticado tumor na região selar e então definida a abordagem cirúrgica.
Na unidade já foram realizados dois casos deste tipo de microcirurgia endonasal, e a lista já conta com mais nove pacientes em espera. A média prevista de atendimentos para esse tipo de cirurgia será entre duas e três por mês.
Antes dessa técnica eram necessárias grandes incisões cranianas para ter acesso ao tumor. Agora a cirurgia é transnasal. A operação é feita com auxílio do endoscópio inserido pelo nariz, com acompanhamento do médico pela tela. Ao abrir uma pequena porção óssea denominada esfenoide, chega-se à região selar e é feita a remoção tumoral.
Para o neurocirurgião Dr. Arthus, esse procedimento traz muitas vantagens ao paciente. “A técnica é segura, oferece menos complicações e menores chances de lesões cerebrais, pois o acesso é direto à região selar, o que diminui riscos de danos neurológicos”, explica. O médico ainda reforça que esse tipo de cirurgia não é indicada para todos os casos, pois depende muito da localização do tumor.
Segundo o diretor executivo do Hospital Regional, Gustavo Cursino, ‘’é muito gratificante ver o avanço da inovação se tornando realidade para nossa região, porque antes para realização desse tipo de cirurgia o paciente precisava viajar para grandes cidades, mas agora pode fazer aqui por meio do SUS – Serviço Único de Saúde’’.
A realização do procedimento envolveu uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, conduzida com sucesso em conjunto com os Neurocirurgiões Dr. Arthus de Alencar Vilar Deolindo Zanetti, Dr. Mariano Ebram Fiore, Dr. Alexandre Rangel de Araújo e o Otorrinolaringologista Dr. Dino Rafael Perez Miranda.
O Hospital Regional está funcionando em sua capacidade plena, ofertando procedimentos de alta complexidade com conforto e segurança aos moradores das regiões do Litoral Norte de São Paulo, que já não precisam mais se deslocar para regiões mais distantes. O HRLN, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) oferece também Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia, Ortopedia, entre outros.
Foto: Divulgação/PMC