Polo Cultural de Boiçucanga recebe workshop de fotografia para mulheres criativas em São Sebastião
No dia 25 de agosto, às 15h, o Projeto Samininas e a Oficina Ligare realizarão a Oficina de Fotografia com Celular para Empreendedoras, trabalho viabilizado pelo Edital Programa de Fomento Cultural de São Sebastião 2022 – Produção de Projetos Artísticos Culturais, com recursos do Fundo Municipal de Cultura de São Sebastião (FMC-SS), por meio da Prefeitura de São Sebastião e Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC-SS).
A formação ocorrerá no Polo Cultural de Boiçucanga, na Costa Sul do município, e busca impulsionar uma economia criativa, local e solidária a partir da colaboração mútua e protagonismo da mulher em São Sebastião.
Para participar, as interessadas devem realizar a inscrição, gratuitamente, até o dia 20 de agosto, por meio do link https://forms.gle/459ovxvL7G1ormxn9 ou pelo WhatsApp (12) 98863-4881. As vagas são limitadas a 20 pessoas e serão preenchidas por ordem de inscrição. As participantes receberão material complementar e certificado, após o término do evento.
A programação conta com uma introdução teórica sobre conceitos básicos de fotografia, mas se concentra na etapa prática, possibilitando que as participantes façam suas fotos durante a aula. Para isso, é preciso levar um celular com câmera e objetos para fotografar. Não é necessário ter experiência ou conhecimento técnico na área, nem mesmo equipamentos específicos, além do próprio celular.
A idealizadora do projeto é quem vai ministrar a oficina. Vanessa Stropp, fotógrafa e artista gráfica é também ativista social. Partindo da combinação entre linguagem, criatividade e compromisso social, ela espera contribuir para fazer girar uma economia local e solidária, tendo como engrenagem a força e o protagonismo feminino. “Quero ser uma mulher que levanta outras mulheres, então resolvi compartilhar o que sei com quem precisa, e nesse processo acabo absorvendo o saber que cada uma dessas mulheres tem para passar. É muito gratificante viver a experiência”, conta Vanessa.
Sobre o projeto
Samininas costura com linhas da empatia feminina três dimensões da Cultura: simbólica, cidadã e econômica. Simbólica porque ao escolher a arte como linguagem, mostra que é inerente ao ser humano sua capacidade de se expressar. Cidadã porque parte do princípio de que nós, mulheres, somos produtoras da nossa própria história, da nossa cultura. Econômica não apenas por gerar trabalho e renda, como também por se basear na informação, na criatividade e no conhecimento mútuo como elementos motores da chamada nova economia. Assim, a Oficina Ligare lança mão da experiência em fotografia, design e artes gráficas para potencializar empreendimentos femininos a partir do desenvolvimento de projetos visuais que expressam a visão de mundo e os valores de cada iniciativa e, consequentemente, alavanquem a divulgação do trabalho dessas mulheres.
Sobre a Oficina Ligare
A Oficina Ligare idealiza e concebe projetos visuais únicos e marcantes, sempre construindo pontes e conectando pessoas, histórias e memórias. Assim, consegue proporcionar uma experiência única, individual e personalizada a seus clientes. Para isso, abraça cada proposta desde o momento da concepção à finalização, passando pela construção da identidade visual, diagramação, criação de produtos digitais, produção gráfica, técnicas e processos artesanais, dentre outras etapas. Em 2020 cria seu selo editorial e publica seu primeiro em 2022.
Serviço:
Oficina de fotografia com celular para empreendedoras criativas
Data: 25 de agosto (sexta-feira)
Horário: 15h
Endereço: Rua Maria Aparecida de Moura, 99 – Boiçucanga
Inscrições gratuitas no link https://forms.gle/459ovxvL7G1ormxn9
Mais informações: WhatsApp (12) 98863-4881