São Sebastião entrega recursos de tecnologia assistiva em parceria com AACD
A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e da Saúde (SESAU), entregou, nesta terça-feira (20), diversos recursos de tecnologia assistiva como cadeiras de rodas e de banho, órteses, próteses, adequações posturais e auxiliares, que irão atender pessoas com deficiência (PcD) que passam por atendimento nos Centros de Reabilitação da Topolândia e de Boiçucanga, além do Lar Vicentino.
A entrega foi possível após renovação de parceria entre a Prefeitura com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que produz os equipamentos personalizados para os beneficiários. Um deles é Tauan Rioli Candido, 14 anos, que recebeu uma cadeira de rodas feita sob medida. Ele contou ser esta a realização de um sonho. “Vou ficar mais independente. É uma grande conquista”.
Bom também para Fabiano Ribeiro da Silva, 34 anos, que possuía cadeira de rodas convencional e recebeu uma motorizada. Feliz com a entrega, ela ainda ganhou um capacete do prefeito Felipe Augusto. Para seu irmão, Flávio Ribeiro da Silva, 31 anos, a nova cadeira vai ajudar muito mais na mobilidade de Fabiano. “Ele gosta de ser independente, mas tinha algumas limitações. Agora, com certeza, essa cadeira vai facilitar em tudo para ele”.
A dona de casa Caroline Fernanda da Silva, 29 anos, mãe do pequeno Enzo Miguel Silva Ferreira, de 1 ano e 9 meses, ficou feliz com o recebimento da cadeira de banho infantil. “Meu filho está crescendo e essa cadeira vai ajudar muito, principalmente na parte de postura”.
O trabalho de avaliação é feito por profissionais especializados que indicam o melhor recurso para cada usuário. Conforme o coordenador de Fisioterapia do Centro de Reabilitação, Eduardo Massucato, nessas avaliações são vistas as necessidade de troca ou uso de um recurso de tecnologia assistiva.
Nesta nova etapa, a SEPEDI vai entregar 6 cadeiras de rodas motorizadas, 71 cadeiras de rodas, 35 cadeiras de banho, 23 órteses, 30 próteses, 29 parapodiuns, 26 andadores, 29 muletas, 9 palmilhas e 3 bengalas.
Para a secretária da SEPEDI, Karin Conde, essa parceria com a AACD é importante porque são produtos de qualidade que chegam para a população assistida. Desde que o programa foi instituído, em 2018, já foram quase R$ 700 mil investidos na aquisição de 416 equipamentos assistidos que beneficiaram 367 pessoas.
“São todos personalizados, com o usuário sendo levado até a associação para fazer tirar as medidas e, em três meses, os equipamentos são entregues para a Secretaria”, explica Karin Conde.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, destaca a honra de participar desse projeto junto com a SEPEDI e a AACD. “São Sebastião buscou dar um melhor serviço com qualidade que existe em poucos municípios. Nossos dados estão sempre atualizados para ter tudo correto”.
Na cerimônia, o prefeito Felipe Augusto disse estar feliz com a retomada das entregas e atualização dos equipamentos para cada usuário e o atendimento dispensado a eles. “Meu agradecimento especial ao trabalho que essa turma da SEPEDI faz, não só no dia a dia, é de acolhimento, carinho, participação, presença com vocês. Eu e o Reinaldinho sabemos da importância de cada um dentro da prefeitura, mas o pessoal dessa secretaria, criada por nós para ter um foco e atenção especial com todos que precisam, merece todo respeito.
Também participaram da entrega dos recursos de tecnologia assistiva outros secretários municipais e os vereadores Diego Nabuco e Edvaldo Pereira Campos, o Teimoso.
AACD
A AACD é uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência em ortopedia e reabilitação. A instituição atende pessoas de todas as idades, recebendo pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particulares.
Atualmente, a AACD possui nove unidades espalhadas pelo Brasil que contam com equipes multidisciplinares especializadas. Em São Paulo, o hospital ortopédico realiza cerca de 7 mil cirurgias por ano, sendo grande parte de alta complexidade.
A instituição mantém ainda cinco oficinas ortopédicas, consideradas referência nacional na fabricação de órteses, próteses, adaptações para cadeiras de rodas e demais produtos ortopédicos.