CidadesDestaquesPolíciaSão Sebastião

Polícia Municipal de São Sebastião comemora 15 anos e homenageia heróis da catástrofe de 19 de fevereiro

A Polícia Municipal de São Sebastião, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), realizou, na segunda-feira (19), uma cerimônia em comemoração aos seus 15 anos de implantação.

Nesta edição, as homenagens foram para os agentes da cidade e de municípios do Estado que participaram, diretamente, das ações do evento de 19 de fevereiro, quando uma catástrofe se abateu sobre o município.

No palco, as lembranças dos policiais que se empenharam no atendimento das ocorrências, a empatia de colegas das cidades de Campinas, Paulínia, Engenheiro Coelho, Artur Nogueira e de São Paulo que trouxeram também a Patrulha de cães, fundamental para localizar vítimas de soterramento.

A esses heróis, o prefeito Felipe Augusto e autoridades como o vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira; o secretário de Segurança Urbana, Reinaldo Boarin; o comandante da Polícia Municipal, André Maciel; a deputada estadual Letícia Aguiar; a secretária de Segurança Urbana da cidade de São Paulo, Elza Paulina de Souza; o comandante da Polícia Militar em São Sebastião, capitão Fernando Paluri; o delegado seccional do Litoral Norte, José Vinciprova; a presidente da OAB São Sebastião, Jaqueline Rodrigues; o delegado da Delegacia da Capitania do Portos em São Sebastião, capitão de fragata André Luis Abreu Castelo Soares; e o vereador de Santa Bárbara d’Oeste e guarda municipal em Paulínia, Eliel Miranda, entregaram certificados e medalhas aos homenageados.

Foram entregues medalhas de “Mérito Policial” aos agentes que se destacaram e a medalha “Patrulheiro Protetor e Amigo” para as autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços à corporação no último ano.

Entre eles, a heroína Moah, cão da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, que se aposenta no final de 2023, após completar 9 anos de idade. Ela ajudou no resgate dos corpos de nove vítimas. A jovem Málika, 4 anos, foi a primeira a entrar na área vermelha e farejar um casal que estava soterrado.

O prefeito Felipe Augusto lembrou do fatídico dia e como essa união foi importante para que se pudesse dar dignidade para as vítimas que se foram e o aprendizado deixado. “O que vimos em São Sebastião foi uma união até então nunca presenciada no País entre as três esferas de governo – municipal, estadual e federal. O Brasil inteiro esteve aqui. Foram as piores cenas que presenciei na minha vida, mas também essa união sem precedentes.

Ainda durante o evento, ele falou sobre o investimento na Polícia Municipal em relação a viaturas, uniformes, coletes, armamento como pistolas e Plano de Carreira. “Vamos continuar a investir com a compra de mais carabinas e fuzis”.

Entre eles, está a realização de concurso público para a contratação de mais 50 policiais municipais que vai propiciar a criação de uma guarda marítima e da área ambiental. “Vivemos em uma cidade litorânea e a guarda marítima é uma necessidade, assim como a ambiental devido às características de nosso município”, antecipa o comandante André Maciel.

Ainda de acordo com ele, “esse incremento de novos policiais também vai permitir impacto significativo na segurança da Costa Sul, onde será alocado um número maior de policiais”. Ele complementa que está em licitação a construção de uma nova base na região central e que há projeto para construção de uma base na Costa Sul do município.

Aproveitando sua presença, a deputada estadual Letícia Aguiar entregou ao prefeito Felipe Augusto emenda parlamentar de R$ 80 mil para a aquisição de viatura para a Polícia Militar.

A Polícia Municipal está ligada à Secretaria de Segurança Urbana e foi criada em 2008, com efetivo de 65 agentes, desarmados. Em 2011 os agentes foram armados e a partir de 2017 recebeu uma significativa mudança de estrutura. Desde o momento desta reestruturação, recebe cursos anuais de capacitação, de uso de arma de fogo, fiscalização de trânsito, posturas, processo penal, de legislações que envolvem o cotidiano policial; também chegaram quatro viaturas, em 2017, e outras duas, em 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE