Bolsa Família substitui Auxílio Brasil e beneficiados precisam sempre atualizar dados
O antigo Auxílio Brasil mudou para Bolsa Família e o valor do benefício sofreu alteração.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, informa que agora os benefícios são de R$ 600 e há adicional para algumas pessoas das famílias.
O Auxílio Brasil, do Governo Federal, voltou a se chamar Bolsa Família. A mudança no nome não afeta o pagamento do benefício para quem já está incluído no programa.
O calendário de pagamentos está mantido pelo Governo Federal e os valores são depositados sempre nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de acordo com a ordem do número final do NIS (Número de Identificação Social).
Até abril de 2023 são 10.115 famílias no Bolsa Família com beneficio médio mensal de R$ 672,41.
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda para famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, que precisam cumprir condicionalidades para manutenção do benefício.
As famílias contempladas pelo programa assumem compromissos nas áreas de saúde, educação e assistência social, com o objetivo de assegurar o acesso às políticas sociais básicas e, dessa forma, promover a melhoria da situação de vulnerabilidade.
O primeiro passo para ter direito ao Bolsa Família é fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O agendamento para o cadastro é feito pelo Canal 156.
“É importante que os beneficiários estejam com os dados sempre atualizados para não ter problemas no recebimento dos benefícios”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari.