São Sebastião leva idosos para Turismo de Aventura Especial em Aldeia Indígena de Boraceia
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), realiza na próxima quinta-feira (4), a partir das 8h, um passeio especial com idosos da Costa Norte à Aldeia Guarani Rio Silveiras, em Boraceia, na Costa Sul do município.
Na edição de quinta-feira, estão inscritos 20 participantes dos programas esportivos e culturais desenvolvidos na região norte. Um deles é cadeirante, por isso, o grupo ainda vai levar a cadeira Julietti, que permite carregar a pessoa em meio à trilha. O equipamento foi criado especialmente para levar os grupos especiais pelas trilhas do município.
O projeto, criado pela SEPEDI, visa quebrar paradigmas, oferecendo melhores condições e experiências de lazer, esporte, cultura e turismo para pessoas com deficiência física e dificuldades de locomoção como cadeirantes e idosos e pretende atrair um número cada vez maior de participantes que desejam usufruir mais intensamente do contato com a natureza.
Atualmente, fazem parte do roteiro do Projeto de Turismo de Aventura Especial as trilhas da Aldeia Indígena (Boraceia), Abras do Una (Barra do Una), Ribeirão do Itu (Boiçucanga), Trilha Maresias/Paúba (Maresias) e Reserva du Moullin (Pontal da Cruz).
A SEPEDI aguarda a ampliação de algumas outras trilhas que ficam dentro do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião. Para serem acessíveis elas devem contar com corrimão, degraus, entre outras adequações que são priorizadas.
“Essas trilhas acessíveis permitem que os PcD e idosos tenham uma experiência de esporte, lazer e turismo”, explica Anderson Luiz Soares Medeiros, chefe de divisão do Departamento de Idosos.