Gestores de escolas particulares, ETEC e IF passam por treinamento sobre o botão SOS Escola
Dando continuidade nas ações de segurança voltadas para as unidades escolares do município, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou um treinamento com representantes de escolas particulares, da ETEC (Escola Técnica Estadual) e do IF (Instituto Federal).
O treinamento servirá para que os representantes das instituições acessem o botão do pânico chamado SOS Escola em casos de emergências. O passo a passo foi explicado por técnicos da Prefeitura de Caraguatatuba, entre eles, Educação e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.
Na oportunidade, também foi anunciado que Patrulha Escolar realizada pela Guarda Civil Municipal fará rondas não apenas nas escolas municipais, mas também nas federais, estaduais e particulares do município.
Além disso, a Prefeitura anunciou que os policiais da Atividade Delegada também participarão das rondas. Estes policiais que atuam em dias de folga são pagos pela administração municipal.
A Guarda Civil Municipal reforçou o patrulhamento com a criação da Patrulha Escolar Municipal em turno extra dos guardas municipais e juntamente com a Polícia Militar e Polícia Ambiental é realizado o patrulhamento preventivo, de forma que ao longo do dia consiga atender com rondas as unidades escolares municipais. As corporações foram divididas em três regiões: Norte, Centro e Sul.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, presente no treinamento, a Prefeitura também está em processo de aquisição de câmeras de monitoramento e detector de metal, além de colocar vigias armados nas escolas.
Além disso, conforme determinação da Secretaria de Educação os horários de atendimento nas secretarias das escolas municipal serão alterados: das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Canal federal
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas.
Essa é uma das ações da Operação Escola Segura que deu início na última semana. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo. Basta acessar https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.