Imagens de satélite registram a quantidade de deslizamentos de terra em São Sebastião
O número de mortes confirmadas no Litoral Norte chegou a 65, segundo Corpo de Bombeiros
A quantidade de vítimas dos deslizamentos de terras em São Sebastião chegou a 64 e no município de Ubatuba, uma pessoa morreu. Até o presente momento, foram identificados os corpos de 55 pessoas, sendo 20 homens, 17 mulheres e 18 crianças.
Conforme publicado recentemente pelo Centro de Meteorologia MetSul , a chuva forte nas últimas horas na região voltou a causar mais deslizamentos, mas sem vítimas. A chuva e os deslizamentos ocorridos na semana do carnaval registraram entre 600 mm e 700 mm em menos de 24 horas com acumulados de até 400 mm ou mais em menos de seis horas, especialmente entre Bertioga e São Sebastião.
Imagens de satélite divulgadas pela geógrafa e especialista em sensoriamento remoto Jéssica Uchôa, da MaCoBioS, captadas pelo satélite europeu Sentinel-2 do Sistema Copernicus, mostram a enorme quantidade de deslizamentos de terra no município de São Sebastião pela chuva extrema.
A chuva extraordinária, acima de 600 mm em horas, provocou múltiplos deslizamentos e alguns de grande dimensão em vários trechos da Serra do Mar que está muito próxima da praia nesta área do litoral brasileiro e, desta forma, mais propensa à chuva orográfica. Uchôa descreve a quantidade de deslizamentos como “impressionante”.
De acordo com dados de pluviômetros digitais do Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres, Cemaden, em 24 horas, entre 9h do sábado (18) e 9h do domingo (19), a chuva somou 680 mm em Bertioga, 626 mm em São Sebastião, 388 mm no Guarujá, 337 mm em Ilhabela, 335 mm em Ubatuba, 234 mm em Caraguatatuba: 234 mm, 225 mm em Santos, 203 mm em Praia Grande e 186 mm em São Vicente. Um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Em pontos de Bertioga e São Sebastião, choveu 400 mm em menos de seis horas no fim do sábado (18).
Imagem: Jéssica Uchoa/Twitter
Fonte: MetSul – https://metsul.com/imagens-de-satelite-mostram-a-dimensao-do-desastre-em-sao-paulo/ .