Sobe para 53 o número de óbitos decorrentes da calamidade
A Prefeitura de São Sebastião lamenta informar a confirmação de quatro novos óbitos, elevando para 53 o número de mortes registradas em decorrência das fortes chuvas que assolaram o município.
Equipes de São Sebastião formadas por psicólogas e assistentes sociais fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas. Trinta e oito corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. São 13 homens adultos, 12 mulheres adultas e 13 crianças.
No momento, 38 pessoas seguem desaparecidas, e há 1.024 abrigados em escolas, creches e igrejas de São Sebastião.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 21 adultos e seis crianças vítimas das chuvas foram atendidas, até o momento, no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN). Deste total, 15 permanecem internados com estado de saúde estável. Outros oito pacientes já receberam alta hospitalar e quatro foram transferidos para outras unidades.
Todos os trechos que estavam totalmente obstruídos foram liberados parcialmente. No momento há operação parcial nos quilômetros:
Estradas
Todos os trechos que estavam totalmente obstruídos foram liberados parcialmente. No momento há operação parcial nos quilômetros:
- Km 136 ao 142 – queda de barreira e árvores (Praia do Guaicá e Toque Toque);
- Km 142 – queda de barreira e árvores (Praia do Toque Toque);
- Km 157 ao 162 – queda de barreira (Praia de Maresias);
- Km 164 – queda de barreira (Praia de Boiçucanga);
- Km 180 – queda de árvore (Praia Preta).
Orientação aos Turistas
O Governo de São Paulo e a Prefeitura de São Sebastião orienta turistas a não viajarem para as regiões afetadas neste fim de semana, a fim de evitar sobrecarga no atendimento em hospitais, trânsito nas estradas e abastecimento de água e de alimentos.
A Polícia Militar explica que as rodovias da região precisam estar desobstruídas para que veículos de socorro e de resgate possam circular livremente.
Abastecimento de água
Os sistemas de água foram restabelecidos em todos os municípios do Litoral Norte atendidos pela Sabesp. São eles: São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba e Bertioga. A companhia segue dando assistência com distribuição gratuita de copos de água e fornecimento de caminhões-tanque. Qualquer prática abusiva de preços na região deve ser denunciada ao Procon.
Energia
A EDP já restabeleceu 98% dos clientes em São Sebastião. A distribuidora de energia elétrica montou uma base em Barra do Una para atender a costa sul do município e está com mais de 100 profissionais trabalhando na região.
Previsão do tempo
De acordo com os meteorologistas, a sexta-feira (24) terá sol entre nuvens e condições para formação de chuvas de intensidade moderada a forte, podendo vir acompanhadas por raios e ventos, devido a atuação de áreas de instabilidade sobre a região. Em São Sebastião, estão previstas hoje pancadas de chuva e acumulados de 25 mm.