Guardas Civis Municipais de Caraguatatuba se formam e iniciam atividades nesta quarta-feira
A noite da segunda-feira (19) foi marcada pela emoção e alegria dos 66 Guardas Civis Municipais (GCMs), familiares e presentes.
A entrega dos diplomas foi no Buffet Império Kids e reuniu mais de 500 pessoas. A primeira turma, a pioneira, se apresentou aos convidados e os melhores foram agraciados com placas.
Presentes na cerimônia estiveram o prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito Dr, José Ernesto, o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgieti, o presidente da Câmara, Tato Aguilar, secretários municipais, vereadores, além de representantes das Guardas Civis de São José dos Campos (onde a turma fez a parte prática da formação), Ubatuba e São Sebastião, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial de São José dos Campos, Associação Brasileira de Hotéis, Associação Comercial, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, CDP, entre outros.
Em um discurso emocionado, o prefeito Aguilar Junior lembrou o quanto lutou para a implantação da guarda, enfrentando pandemia e hoje viu o sonho ser realizado, uma luta de anos.
“Essa é uma realização muito mais que pessoal, é da cidade. Há muitos anos que queremos a GCM em Caraguá. Muitos colocaram em seus planos de governo e nunca saiu e hoje temos a GCM, uma realidade para o município. É uma noite de felicidade, para festejar, porque Caraguatatuba, a partir de hoje, tem uma GCM. Quero deixar aqui toda a minha gratidão ao comandante da GCM de São José dos Campos, Carlos de Queiroz, porque fez a diferença”, completou o prefeito, acrescentando que adora um desafio. “Quando temos uma meta, vou buscar. E assim foi com a GCM, é tudo proposta que foi feita com a população. Isso é sair das quatro linhas, fazer mais que o combinado, enfrentar os problemas que nunca ninguém teve coragem de enfrentar”, destacou.
O prefeito disse ainda: “É com muito orgulho que apresento a vocês a melhor turma de todos os tempos, é a primogênita, é a turma que vai fazer a diferença. Entreguem cada vez mais para a população que é diferente, um povo resiliente, ordeiro, que esperam vocês por muitos anos. Estarei com os senhores ombro a ombro. Vejam em mim, muito mais que um prefeito, vejam um amigo que junto com vocês vai fazer a diferença na vida das pessoas. Honrem essa farda, honrem o brasão do município, façam o melhor de vocês, entreguem serviço público todos os dias e estarei com vocês até o final, seja como prefeito ou depois. Sejam bem-vindos”, concluiu.
O secretário Marcel Giorgeti também lembrou que desde criança ouvia que a Guarda Civil Municipal seria implantada e só na atual gestão ela foi concretizada. “Este é um dia histórico e a cidade vai precisa a cada ano mais dos senhores”.
O presidente da Câmara, Tato Aguilar, também destacou a importância da GCM se tornar uma realidade. “Lembro dois momentos muito especiais, quando o projeto chegou no Legislativo e quando fui falar com meu amigo pessoal, Anderson Farias (prefeito de São José dos Campos) para conhecer a GCM de lá e que no fim, teve um papel importante na formação dos nosso GCMs”.
Durante a cerimônia foram homenageados como destaque da formação os GCMs Lopes (1º), Leonardo (2º) e Anilton (3º); destaque feminino GCMs Rech (1º), Lobo (2º) e Toledo (3º); e GCMs PCDs Botelho (1º), Arrais (2º) e Ribeiro (3º).
No evento, os formandos fizeram o juramento da base e o GCM Camilo, orador da turma, falou sobre a expectativa da abertura do edital, as provas, os dias de treinamento e a ansiedade de cada um para passar em todas a provas, e, enfim, servir ao município.
O GCM Anilton contou que para chegar neste estágio passou por anos desafiadores, de incerteza, mas está feliz por ter concluído e formação e hoje poder contribuir com Caraguatatuba.
Com a formatura, os 66 GCMs estão prontos para irem às ruas a partir desta quarta-feira (21) sob o comando do superintendente Cláudio Dias. Eles serão mais um reforço nesta temporada de verão.
A sede da Guarda Civil Municipal funciona na Avenida Fernando Costa, 62, no bairro Sumaré. O telefone de atendimento é o 153.
Foto: Divulgação/PMC