Procon de Caraguatatuba dá dicas sobre aluguel de casas na temporada
Com o início do verão (às 18h48 do dia 21 de dezembro), Natal, Ano Novo, férias de janeiro e Carnaval, muitas pessoas alugam um imóvel em Caraguatatuba para aproveitar as férias com familiares e amigos.
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba fornece uma série de recomendações para os consumidores não terem qualquer transtorno ao alugar uma casa para a temporada de verão no município.
O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, destaca a importância da formalização do aluguel da casa. “Faça um contrato com tudo o que foi tratado verbalmente, como data de saída, nome e endereço do proprietário, preço, forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo, número de cômodos, garagem, proximidade da praia ou de comércios”, elenca.
Moreira pede para pesquisar com antecedência as condições de acesso, pontos de referência e a infraestrutura da região. “Também é necessário buscar referências na internet ou de pessoas conhecidas, bem como, se possível, fazer uma vistoria com o responsável antes de fechar o contrato, além de atentar às condições do imóvel”, recomenda. “Caso o imóvel seja mobiliado, no contrato deve constar o estado de conservação e a relação de móveis e utensílios disponíveis. Ao final da locação, efetue nova vistoria”, enfatiza.
O diretor passou algumas precauções com o aluguel on-line de imóveis. “É preciso pesquisar na internet recomendações sobre a casa, mas se as tratativas com o suposto dono do imóvel for apenas por filmagens ou fotos externas, desconfie! Peça para ele fazer uma chamada ao vivo, mostrando os cômodos da residência porque, às vezes, os anúncios só trazem a fachada da casa, sem dar detalhes do interior do imóvel”, previne.
Segundo ele, esse tipo de locação temporária não pode ultrapassar três meses. “Além disso, o pagamento de aluguéis e encargos pode ser solicitado antecipadamente e de uma só vez. Exija comprovantes discriminando todas as quantias pagas e guarde recibos, extratos bancários e outros documentos que atestem a negociação com o fornecedor”, alerta. “Caso o consumidor tenha dúvida ou o locador não dê recibos ou melhores detalhes sobre o imóvel não faça negócio”, finaliza.
Reclamação
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita de forma on-line pelo aplicativo Caraguatatuba 156 ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Foto: Fotos: Luís Gava/PMC