Centro Cultural do Sumaré recebe revitalização com apoio do programa do Estado ‘Arte Urbana SP’
Contemplada pelo programa de apoio cultural do Estado, ‘Arte Urbana SP’, Caraguatatuba recebeu, no último fim de semana, um mutirão cultural, por meio do ‘Projeto Amarar’, que realizou a revitalização do Centro Cultural do Sumaré.
A ação contou com a presença de 10 grafiteiros integrantes do Coletivo ELASS, com o apoio da comunidade, artistas orientadores e alunos das Oficinas Culturais da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Além disso, durante a ação, foram realizadas intervenções artísticas pelos alunos das Oficinas de Danças Urbanas do Centro Cultural do Sumaré, com a professora Paloma Morimoto, e pelo grupo de danças urbanas Geração Futuro, com o professor Thiago Silva.
Para Silmara Mattiazzo, presidente da FUNDACC, “isso era apenas um sonho e aqui estamos, hoje, transformando em realidade. Esperamos que esse movimento se amplie e tome outros espaços da nossa cidade. Gratidão a todos os envolvidos! Ao Coletivo ELASS, aos voluntários, professores, alunos e toda a comunidade, que nessa ação inédita esteve conosco trabalhando para tornar este espaço ainda mais especial”.
A representante do Coletivo ELASS, Tábyta Aguiar, explicou que foram elaborados painéis nas áreas internas e externas do Polo Cultural, de forma a oferecer aos ambientes cores, espaços para ações coletivas, empoderamento, inclusão e criatividade. “Esperamos que a repaginação destes ambientes tragam inovação e incentivo para novas redes criativas em Caraguatatuba”, declarou a artista.
O diretor de Cultura da Fundação, Felipe Leite, agradeceu a presença de todos e convidou a comunidade a conhecer o novo espaço do Centro Cultural do Sumaré após a revitalização. “Espero que vocês possam vir visitar e que contemplem o trabalho incrível que foi realizado neste espaço. Venham conferir!”, convidou.
Sobre o ‘Arte Urbana SP’
O ‘Arte Urbana SP’ é um programa de apoio e fomento à arte, que utiliza temas e técnicas gráficas da arte de rua, executado por artistas, grupos e coletivos de relevância no cenário cultural. O programa consiste em um conjunto de ações regionalizadas de difusão cultural, com foco na expressão visual da cultura de rua, dialogando com as identidades locais e regionais dos municípios.
Dentre os objetivos do programa estão: a valorização e recuperação urbana de locais estratégicos dos municípios contemplados; apoio a artistas, grupos e coletivos de relevância que realizam trabalhos de arte urbana, com foco em artes visuais, dentre suas diversas expressões gráficas; criar condições para o acesso ampliado da população a bens e processos artístico-culturais; criar oportunidades de geração de renda para profissionais do setor; contribuir para a formação do público e o incremento do repertório artístico-cultural, além de promover impacto positivo para o desenvolvimento social, humano e econômico.
O programa Arte Urbana SP é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Amigos da Arte e os municípios selecionados por meio desta Chamada.
Fotos: Tábyta Aguiar