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Inspirada na abordagem Reggio Emilia professora de inglês de Camburi promove atividade culinária com produção de cookies

Com a aplicação da língua inglesa na rede municipal de ensino, promovido pelas unidades escolares desde a Educação Infantil pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), foi enriquecido, nesta semana, na EMEI Sementinha e EM de Camburi, com uma experiência inspirada na abordagem Reggio Emilia – com o objetivo de colocar em prática as “shapes” – formas geométricas que foram apresentadas aos alunos com flashcards (pequenos cartões), música, massinhas de modelar, além da confecção dos cookies de chocolate.

As ações foram aplicadas pela professora Mirella Garcia dos Reis, e envolveu cerca de 500 alunos ao longo nas duas unidades escolares do bairro de Camburi, Costa Sul do Município.

“No decorrer da aula percebi o brilho nos olhinhos de cada criança. O que me motivou a continuar,  pois não foi fácil. Ver as crianças pedindo pra participar durante toda a dinâmica foi muito gratificante. Essa experiência me inspirou a explorar ainda mais essa forma lúdica de aprender e ensinar”, comentou a educadora.

Vale ressaltar que os professores de inglês da rede passam por formações bimestralmente, com o objetivo de prepará-los para novas vivências a serem aplicadas nas salas de aula.

Em maio, por exemplo, foi a vez de intensificar a abordagem Reggio Emilia, o que possibilitou, aos estudantes, maior participação no processo educacional, com foco no protagonismo dos aprendizes.

Mundialmente reconhecida, essa abordagem também dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e São Sebastião é  um município pioneiro nessa iniciativa, investindo em formação com o objetivo de qualificar continuamente a rede pública de ensino.

A secretária da Educação, Marta Braz, lembra que a abordagem educacional já foi apresentada aos professores e os resultados positivos começam a ser notados.

“Essa abordagem pedagógica foi escolhida porque se aproxima das propostas que já se desenvolvem na rede. Isso possibilita o enriquecimento e a qualificação da educação pública. Esse trabalho  permite aos professores mediarem o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais dos alunos, oportunizando que as crianças construam sua jornada educacional baseada em suas próprias descobertas”, ressaltou a gestora.

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