Caraguatatuba inicia imunização contra gripe de gestantes e puérperas
Gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto já podem se vacinar contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba, com exceção da Tabatinga. Estima-se que aproximadamente 1.550 mulheres sejam imunizadas entre gestantes e puérperas.
A vacinação ocorre desde o mês de março para idosos e profissionais da saúde e agora entra na 2ª fase da Campanha, onde atende também crianças de seis meses a cinco anos de idade.
As crianças precisam receber, além da vacina contra a gripe, o imunizante contra o sarampo. Não há necessidade de cumprir intervalo para aplicação das doses. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.
Desde a primeira etapa, os profissionais de saúde também podem atualizar a carteira de vacinação com vacina tríplice viral. A campanha vai até o dia 3 de junho em todo o país.
A orientação do Ministério da Saúde é que o público de todos os grupos prioritários busque os postos de vacinação para que o Brasil tenha alta cobertura vacinal. O objetivo da campanha é interromper a circulação do sarampo e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde.
A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
A partir da próxima segunda-feira (9), serão vacinados professores, pessoas com deficiência e com comorbidades.
Foto: Luis Gava/PMC