No dia do Caiçara, Ilhabela destaca principais investimentos na qualidade de vida dos moradores
15 de março é Dia do Caiçara e em Ilhabela, a Prefeitura tem investido na melhoria de vida dos moradores, com investimentos na área da saúde, educação, moradia e desenvolvimento social.
“Nosso Governo vem realizando diversos investimentos nas comunidades tradicionais, atendendo o caiçara de norte a sul, inclusive das ilhas de Búzios e Vitória”, destacou o Prefeito Toninho Colucci.
Com investimento na ordem de mais de R$ 4,3 milhões, a Prefeitura já deu início à construção de novas moradias pelo projeto “Casa Caiçara”, nas comunidades tradicionais de Castelhanos, Serraria e Búzios. Ao todo, serão construídas 31 casas e as novas moradias trarão conceitos de sustentabilidade, conforto térmico e acústico e tem por objetivo melhorar a qualidade de vida, mental e saúde dos moradores beneficiados. O projeto será voltado para as famílias caiçaras de baixa renda, propondo a construção aos moradores que se encontram em locais insalubres, com patologias nas estruturas físicas e causando risco aos moradores.
Na gestão pública, o Prefeito Toninho Colucci criou a nova Secretaria de Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, que tem o caiçara Felipe Caranha à frente da pasta, reforçando a atenção e cuidado com o povo e a tradição local.
Pela área cultural, destaque para um dos principais símbolos da tradição caiçara do município: a Canoa Vencedora. Após restauração das partes danificadas e dedetização, realizada para oferecer à canoa mais proteção, a “Vencedora” está abrigada agora no Parque Fazenda Engenho D’Água, onde ficará exposta para visitação, com todo o cuidado e manutenção que este símbolo caiçara merece.
Neste mês de março, de 18 a 25, a Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Arte e Cultura promove das 9h às 22h, a “Mega Exposição Municipal do Artesanato Caiçara”, na Praça das Bandeiras, Vila – centro histórico da cidade. No local, serão expostas obras de artesãos locais, incluindo das comunidades tradicionais de Castelhanos, Búzios e Ilha da Vitória, além de shows musicais e as famosas contações de histórias com os artistas Gabriela Calixto e Vandinho Caiçara.
Já no esporte, com foco na valorização dos costumes e tradições, a Prefeitura de Ilhabela realiza durante o ano as corridas de canoas caiçaras, como a do ‘Seu Américo”, em homenagem ao Sr. Américo Rafael de Souza, conhecido pescador e um grande incentivador das tradições locais.
Na comunidade tradicional de Castelhanos, será construída em breve a nova escola e unidade básica de saúde, com investimento de mais de R$ 6 milhões. A escola prevê a construção de vestiários, laboratório de informática, refeitório, cozinha, área administrativa, pátio, quadra e playground.
As comunidades tradicionais caiçaras também contam com o apoio da “Casa do Caiçara”, local oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que abriga os moradores das comunidades em casos de consultas médicas, compras, serviços bancários, entre outros. A casa conta hospedagem e refeições durante o tempo de permanência na região urbana.
Além disso, o Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela realiza diversas ações para o atendimento das Comunidades Tradicionais, como arrecadação de roupas, brinquedos, alimentos e cobertores.
Foto: Divulgação