Covid-19: Após pico, taxa de ocupação de leitos cai para 13% em Ilhabela
A Prefeitura de Ilhabela informa que, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, a taxa de ocupação de leitos da Covid-19 teve queda para 13% no final de fevereiro e nas últimas 24h (entre 6 e 7/3), dos 31 exames colhidos, nenhum testou positivo para coronavírus.
Ilhabela retoma à sua normalidade, após o pico de transmissão da variante Ômicron em todo o país no início do ano. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, apenas 3 leitos de enfermaria estão ocupados, dos 24 disponíveis. Já os de UTI, todos os seis leitos disponíveis estão vagos.
Outro dado que merece destaque é que nas 24h, entre o domingo (6/3) e a segunda (7/3), dos 31 testes de antígeno para Covid-19 realizados no Gripário Municipal, nenhum testou positivo.
“Sem dúvidas, temos motivos para comemorar a queda nos números de casos e da ocupação dos leitos. Com as medidas sanitárias tomadas anteriormente pela nossa gestão, conseguimos hoje, ter estes números positivos para a cidade”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Com os recentes dados, o Prefeito Toninho Colucci publicou na última sexta-feira (4/3), o decreto 9.102, onde dispensa o uso de máscaras em ambientes abertos, mantendo a sua obrigatoriedade do uso somente em locais fechados.
“No início da temporada de verão, nossa preocupação era com o avanço da doença e a onda da nova variante. Na ocasião, fizemos a ampliação da testagem em massa, aumento dos leitos e o reforço da campanha de vacinação. Hoje é possível ver o efeito dessas ações com os números positivos apresentados, onde mostra que estamos no controle, o que nos permite flexibilizar”, completa Colucci.
Vale destacar que a vacinação para adultos e crianças contra a Covid-19 continua na cidade, em todos os postos de saúde. Somente para as crianças de 5 anos a vacinação é feita exclusivamente no Posto de Saúde da Barra Velha (baixa). O horário de atendimento de vacinação nos postos é das 8h às 16h30.
A Secretaria de Saúde de Ilhabela reforça que, apesar dos dados positivos, ainda é necessário manter todos os protocolos de segurança, como o uso de máscaras em locais fechados, a higienização das mãos e completar o seu esquema vacinal.
Foto: Vitor Souza/PMI