Caraguatatuba capacita professores sobre déficit de atenção e hiperatividade
A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação (Seduc), está abordando na rede municipal de ensino o tema “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade” (TDAH). Na manhã desta sexta-feira (11), 30 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) se reuniram na sede da Seduc para participar de uma capacitação desenvolvida pelo setor de Educação Inclusiva.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que a finalidade é aprofundar conceitos, concepções e processos sobre práticas pedagógicas de intervenção pós-diagnóstico para TDAH no contexto escolar, bem como trabalhar diferentes possibilidades e interesses dos profissionais da educação na introdução de uma melhor maneira de atender, compreender e produzir práticas pedagógicas inclusivas aos alunos.
“O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, caracterizado por sintomas como a desatenção, inquietude e impulsividade”, explicou a psicóloga Sílvia Helena, integrante do setor de inclusão e que ministrou a capacitação desta sexta.
Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é mais comum em crianças e adolescentes, com incidência de 3% a 5% nas crianças. Em mais da metade dos casos, o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta. Os principais sintomas são desatenção e hiperatividade-impulsividade.