CaraguatatubaCidadesNegóciosÚltimas Notícias

Caraguatatuba registra aumento de 52,5% em pedidos para abertura de empresas em 2021

O fechamento de 2021 confirmou uma tendência observada no início do ano de pessoas interessadas em abrir empresas em Caraguatatuba. Somente na Secretaria de Urbanismo, onde ocorre uma das etapas, o crescimento identificado foi em torno de 52,5% em relação a 2020.

No ano passado, deram entrada para análise de Abertura de Firma Via Rápida Empresa (VRE) 4.497 documentos quando em 2020 foram 2.948. Esses dados mostram o interesse de munícipes, comerciantes e empresários de outras regiões em se regularizar ou investir na cidade de Caraguatatuba mesmo diante da pandemia da Covid que assola o mundo desde 2020.  

Para se ter ideia desse crescimento, em abril de 2020, quando a Covid já estava no Brasil, foram 45 pedidos, e ao longo dos meses, após fechamento de postos de trabalho, em julho esse número saltou para 359 documentos apresentados. O ano fechou com 2.948 pedidos.

Já janeiro de 2021 teve 328 documentos protolocados no setor da Secretaria de Urbanismo e o número foi em uma crescente até 451 manifestação de interesse em agosto, ficando nesta média de mais de 430 até novembro, quando houve registro de 315 casos em dezembro, mas já esperado por ser o mês de fim de ano. Inclusive, a semana de 25 a 31 de dezembro foi a com menos procura ante todo o mês. Em 12 meses, foram 4.497 pedidos de análise.

Para o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a desburocratização do processo e o bom atendimento têm refletido nesses dados. “Lá atrás, em 2020, o prefeito (Aguilar Junior) pediu para que acelerássemos o máximo que pudéssemos por conta do momento de incertezas que vivíamos e continuamos assim e até melhoramos para atender cada vez mais pessoas interessadas em investir em nosso município.

Procedimento

Conforme o Urbanismo, com a documentação toda em ordem, que é enviada pelo Via Rápida Online, em até 10 dias o documento passa por outros setores da prefeitura e pode ir para a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) e o interessado receber o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica).

Hoje, muito empreendedor que trabalhava sem nota fiscal, tem buscado a regularização até para participar mais de projetos de licitação e mesmo como prestador de serviço.

Foto: Cláudio Gomes/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE