São Sebastião determina novas medidas restritivas para controle da disseminação da Covid-19 em creche que apresentou casos positivos
Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), com apoio da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 nos funcionários da Creche Diva Bernardino, no Canto do Mar, que ainda não haviam recebido a dose adicional. A ação aconteceu na própria creche, com o deslocamento de uma equipe de Saúde ao local. Neste sábado (11), uma ação de desinfecção será realizada na unidade escolar.
As medidas integram uma série de ações restritivas para controle da disseminação da Covid-19, adotadas pelo município conforme normativa do Governo Federal, visto que, durante o mês de novembro, funcionários da Creche Diva Bernardino apresentaram resultado positivo para a doença. Também foram fechados os acessos da unidade escolar e suspensos todos os eventos interativos e comemorativos na creche.
Nesta quinta-feira (9), os secretários da Saúde, Reinaldo Moreira, e da Educação, Marta Regina de Oliveira Braz, e a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Paluri, estiveram na creche para conversar com os funcionários e observar o cumprimento dos protocolos sanitários de combate à doença.
Eles explicaram que a Vigilância Epidemiológica está monitorando todos os casos de sintomas gripais e Covid-19 ocorridos na comunidade escolar, lembrando que o ciclo do vírus ativo tem a duração de 14 dias.
Histórico
No mês de novembro, alguns funcionários da Creche Diva Bernardino apresentaram sintomas gripais e foram imediatamente afastados, e cinco funcionários testaram positivo para Covid-19 em períodos distintos. No dia 23 de novembro, foi realizada testagem de indivíduos assintomáticos da comunidade escolar, obtendo resultados negativos em todos os casos. Não houve casos confirmados em crianças.
Em nota oficial publicada no dia 2 de dezembro, a Secretaria da Educação (SEDUC) esclarece que, “desde o início da retomada das aulas presenciais, no dia 2 de agosto, a SEDUC e os órgãos de saúde do município vêm atuando com responsabilidade para garantir a segurança de estudantes, professores e colaboradores, por meio de um rigoroso protocolo sanitário, que visa reduzir as chances de propagação da doença dentro das unidades escolares.
As equipes gestoras seguem uma série de orientações e medidas para identificar, monitorar e isolar casos suspeitos no âmbito escolar. Os alunos, professores e colaboradores com sintomas sugestivos de Covid-19 devem procurar imediatamente atendimento médico e, caso necessário, realizar o afastamento temporário das atividades presenciais.
O protocolo, adotado por todas as escolas e creches, inclui comunicar à Vigilância Epidemiológica na ocorrência de dois ou mais casos de síndrome gripal entre os estudantes e funcionários, testados positivamente e com vínculo epidemiológico (entre o mesmo período de transmissão), para rastreamento e isolamento dos contactantes diretos, além de outras diretrizes implementadas de forma integrada entre Educação e Saúde.
Com mais de 90% dos profissionais da educação vacinados, o uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura, higienização constante dos ambientes e mãos seguem em vigor.”
Ainda, segundo a nota, “o engajamento das famílias é fundamental para evitar a disseminação da Covid-19 na comunidade escolar. Os pais também devem se comprometer a não levar o aluno para a escola caso a criança apresente sintomas gripais, além de procurar atendimento na unidade de saúde”.