CidadesSão Sebastião

Centro de Referência de Assistência Social Topolândia completa 13 anos de serviços prestados aos sebastianenses

Este mês, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Topolândia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião comemora 13 anos de prestação de serviços ao cidadão sebastianense.

Inaugurado em 2008, mas com processo de capacitação iniciado em 2005, pela então Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, o CRAS teve como sua primeira sede, a Avenida Professor Machado Rosa, sendo reinaugurado com sede própria, no dia 13 de julho de 2016, na Rua Onofre Santos, nº 106 – Viela 01, bairro Topolândia, sem interrupção dos trabalhos.

A época da inauguração a equipe era composta por três assistentes sociais, um psicólogo, apoio administrativo, estagiários e uma coordenadora, sendo o primeiro Centro de Referência de Assistência Social do município, seguido pelo CRAS Boiçucanga, inaugurado em 12 de dezembro do mesmo ano, em atenção às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e distrito federal.

De acordo com a SEDES pela abrangência de territórios, o Centro se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social.

Ainda segundo a SEDES, desde março de 2020, com a pandemia no novo coronavírus (Covid-19), a equipe do CRAS Topolândia, como as demais do município, obteve desafios diversos e mudanças de atendimento, seguindo os protocolos sanitários de combate à doença, como o uso obrigatório de máscara, utilização de álcool gel 70% e distanciamento social, sem perder a qualidade dos serviços assistências, adaptados por telefone, E-mail, WhatsApp, além de outros canais de comunicação municipais, ao agendar com antecedência, os atendimentos presenciais para evitar aglomerações.

A equipe do CRAS Topolândia é formada por cinco assistentes sociais, psicóloga, duas orientadoras sociais, auxiliar administrativo, dois recepcionistas, motorista, auxiliar de serviços gerais e coordenadora que atendem munícipes dos bairros São Francisco ao Guaecá.

Os atendimentos em grupo, uma das ações que compõem o trabalho social, com famílias referenciadas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), também foi retomado recentemente com todos os protocolos sanitários devido a pandemia.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE