Festival “Escolinha de Esportes” de São Sebastião será realizado no próximo sábado (04) no Itatinga
O evento marca o retorno das atividades esportivas com crianças de São Sebastião
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), irá realizar o Festival “Escolinha de Esportes”, na área de lazer do Itatinga, no próximo sábado (04), a partir das 9h. Inicialmente, o evento havia sido agendado para dia 20 de novembro, mas devido ao mau tempo, foi adiado.
Esse será o primeiro evento teste da SEESP desde a retomada das aulas esportivas com crianças, no início de setembro, quando o Comitê de Gestão de Crise de Enfrentamento à Covid-19 permitiu a realização de atividades presenciais com alunos abaixo de 15 anos.
Para Helza Hartog, diretora de esportes, as atividades foram retornando gradativamente, sempre observando os índices de saúde para que o regresso ocorresse de forma segura para todos. “Inicialmente retornamos com pessoas de 18 a 60 anos sem comorbidades, depois com a turma da melhor idade, com adolescentes e, por último, com as crianças”, complementa.
Os realizadores do festival são Willian Ibanhez e Matheus Miraglia, professores da SEESP, que dão aulas na Escolinha de Futebol para cerca de 200 alunos, com idade de 5 a 17 anos, dos bairros Itatinga, Mirante, Olaria e Topolândia.
O objetivo do festival, que tem caráter recreativo, é promover o espírito esportivo e lúdico nos alunos. “Durante a pandemia, muitas crianças acabaram sem fazer atividade física. A prática de esportes é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças, melhor ainda quando realizada em um ambiente seguro e recreativo”, ressalta o professor Matheus.
As partidas serão distribuídas de acordo com a faixa etária dos alunos: de 5 a 6 anos; de 7 a 8 anos; de 9 a 10 anos; de 11 a 13 anos; e de 14 a 17 anos.
O professor William conta que é gratificante ver a participação da comunidade e das famílias. “É um momento de grande expectativa para os alunos e para os pais, principalmente daquelas crianças que estão começando, os ‘boleirinhos’ que ainda estão tendo o primeiro contato com o esporte, que vão receber a sua primeira medalha”, conta o professor William.
O evento seguirá todos os protocolos de segurança e saúde, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.
Caso esteja chovendo, o festival poderá ser adiado.