Missa Afro e show de Wagninho Negritude marcaram segunda noite da XIV Semana da Consciência Negra em Ilhabela
A segunda noite da programação da XIV Semana da Consciência Negra de Ilhabela teve a realização da 14° Missa Inculturada Afro, promovida pela Prefeitura de Ilhabela e Secretaria de Cultura e em parceria com os grupos AMAI (Associação do Movimento Afrodescedente de Ilhabela), Coletivo Negro Odu, grupo Semear.
A missa foi celebrada pelo Padre Marcelo e contou com a presença do prefeito Toninho Colucci, do secretário de Cultura, Marquinhos Guti, do secretário executivo da Fundaci, Jefferson dos Santos, e do vereador Felipe Gomes. O evento foi realizado no Centro Cultural da Vila
Após a missa, houve apresentação de dança das alunas do Projeto Melhor Idade em Ação com o professor Jailson Gomes, que fez uma homenagem a cultura negra.
Helinho do Pagode e seu grupo fizeram a abertura dos shows da noite, seguido de Wagninho (ex Negritude Jr.). Eles agitaram o público com sambas e pagodes que marcaram a história e também a luta do movimento negro.
A programação da XIV Semana da Consciência Negra de Ilhabela segue até domingo (21/11) com atividade no Parque Fazenda Engenho D’Água, local onde ocorre a exposição aberta ao público “Consciência Negra: Herança Cultural e Resistência”.
Confira a programação:
Sexta-Feira (19/11) – Parque Fazenda Engenho D’Água
17h: Feira Espaço das Pretas
18h: Oficina Cabelos Afros, Dreads e Trança
20h: Roda de conversa “O Negro na Ilha”
Sábado (20/11) – Parque Fazenda Engenho D’Água
16h: Feira Espaço das Pretas
17h: Oficina de Turbantes
19h: Roda de conversa “Empoderamento”
20h: Desfile Moda Afro
Domingo (21/11) – Parque Fazenda Engenho D’Água
13h: Feira Espaço das Pretas
16h: Oficina Pintura Facial Tribal
17h: Roda de conversa “Afroempreendedorismo”
Fotos: Vitor de Souza/PMI