Prefeitura de São Sebastião se reúne com pescadores para discutir melhorias no Turismo de Base Comunitária
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), se reuniu com integrantes da Associação de Pescadores de Boiçucanga e de Maresias, para tratar sobre a realização de cursos com certificação aos profissionais do meio, com o objetivo de dar suporte e estruturação ao Turismo de Base Comunitária (TBC).
Os cursos estão previstos para iniciar ainda neste ano e acontecerão em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), o Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), e o Parque Estadual Serra do Mar (PESM).
De acordo com a SETUR, foi apresentada também à Associação a minuta da Lei de Apoio ao Turismo de Base Comunitária em São Sebastião, instituindo e estabelecendo diretrizes para a Política Municipal de Apoio ao TBC.
A minuta, desenvolvida em conjunto com as Associações, deverá resgatar os costumes e as tradições culturais e históricas, respeitando a identidade e apoiando as atividades e vivências exercidas pelas comunidades locais, especialmente pela população caiçara, com vistas à preservação cultural sobretudo à incorporação do conhecimento dessa população sobre o uso dos ecossistemas locais e sua inserção social. A minuta da Lei também prevê a promoção da educação ambiental nas comunidades.
Atualmente, o projeto Rota Caiçara integra uma das ações desenvolvidas no TBC, que consiste em um passeio de barco de aproximadamente três horas de duração, valorizando a cultura caiçara e criando estratégias para movimentar o turismo local, sendo uma fonte de renda alternativa para os pescadores impactados pela pandemia da COVID-19.
“Neste segundo semestre já realizamos diversos encontros produtivos com os profissionais que trabalham no Turismo de Base Comunitária. Sabemos da importância dessa ação desenvolvida pelos pescadores e a SETUR dará o apoio necessário, sempre com muita responsabilidade e pensando também no turismo responsável.”, ressaltou a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.
O intuito é que as reuniões aconteçam com os pescadores e profissionais que atuam no turismo de base comunitária de todo o município.