Prefeitura de São Sebastião informa realização de mutirão de cirurgia do siso e programas de capacitação
A administração municipal agradece o comprometimento e as conquistas de todos os profissionais da área
Nesta segunda-feira (25), Dia do Dentista e da Saúde Bucal, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), informa que serão realizadas novas ações na área odontológica.
A partir de dezembro, nas três primeiras sextas-feiras, irá ocorrer um mutirão de cirurgia de terceiros molares (sisos). A ação contará com a participação maciça de todos os cirurgiões dentistas capacitados em um evento assistencial muito importante. O objetivo é zerar a demanda de 120 pacientes que aguardavam a cirurgia, suspensa devido à pandemia.
Em 2022, os programas de capacitação permanente aos colaboradores também regressarão. Os cursos especializados fazem com que o atendimento de saúde bucal do município continue sendo referência nacional em qualidade e profissionalismo – por dois anos consecutivos, a cidade de São Sebastião venceu o Prêmio Nacional CFO (Conselho Federal de Odontologia) de melhor Saúde Bucal do país, na categoria 50.001 a 100 mil habitantes.
Está em planejamento um novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), previsto para ser construído no Varadouro. Com este novo prédio, o setor contará com 10 novos equipamentos, aumento de especialidades, além de ampliação no número de atendimentos. Com esse aprimoramento estrutural, o município avança nos critérios federais, aumentando o incentivo financeiro do Ministério da saúde
Dia Nacional da Saúde Bucal
A data foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de doenças bucais. Em São Sebastião, mesmo diante da pandemia, os serviços odontológicos, dentro do que foi permitido dentro dos protocolos sanitários, permaneceram atendendo a população, fato bem-sucedido que é atribuído a todos os profissionais da saúde bucal.
“Gostaria de agradecer e parabenizar a cada servidor do setor pela coragem e resultados obtidos nestes dois últimos anos de pandemia. A administração municipal sempre pensou na segurança de todos, não deixamos faltar nenhum equipamento de proteção individual, nenhuma condição de atendimento foi prejudicada, não tivemos nenhum caso grave de covid-19 entre os servidores”, comenta Daniel de Capitani, diretor de saúde bucal.
Saúde bucal em São Sebastião
O sistema municipal realiza cerca de 6.000 atendimentos por mês, além de procedimentos coletivos realizados em todas as escolas.
A estrutura clínica conta com Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Laboratório de Próteses, equipes especializadas em Saúde Bucal, equipes de prevenção e Pronto Atendimento Odontológico.
O quadro de funcionários é composto por 85 profissionais, entre dentistas, auxiliares, protéticos, recepcionistas, assistentes administrativos, supervisores técnicos, coordenadores, corpo diretivo, além da equipe permanente de manutenção de equipamentos odontológicos.
São oferecidos quatro tipos de serviços à população sebastianense: prevenção escolar, saúde da família, especialidades odontológicas (odontopediatria, periodontia, prótese dentária, etc.) e pronto atendimento (urgência), além de serviços no ambiente hospitalar.
Foto: Beto Silva