80 alunas participam dos cursos de costura do Centro Integrado Profissionalizante (CIP)
Capacitações oferecidas pelo governo municipal gratuitamente são divididas em turmas. Futuras profissionais elogiam técnicas aprendidas
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Centro Integrado Profissionalizante (CIP) Topolândia, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) prossegue com as capacitações ‘Corte, Costura e Modelagem’ e ‘Roteiro de Costura’ na sala ‘Costuração’ do CIP.
Os cursos profissionalizantes abordam técnicas industriais, galoneira, overloque e reta, e confecção de moda praia, cangas, saídas de praia, biquinis e camisetas, totalmente inseridos nas características econômicas da cidade.
As aulas são presenciais, as segundas, terças e quartas-feiras, das 13h às 17h para maiores de 18 anos, profissionais da área de moda, divididas em sete turmas, carga horária de 100 horas, com término previsto para o dia 08 de dezembro. Segundo o Centro Integrado Profissionalizante serão 80 costureiras prontas para o mercado de trabalho, sendo 20 alunas formadas em ‘Corte, Costura e Modelagem’ e 60 em ‘Roteiro de Costura’.
Para a aluna Elizabete Belo, 54 anos, moradora do bairro Topolândia, o setor continua em crescimento. “A Prefeitura acertou na realização desta formação gratuita. A área de costura é crescente, ainda mais numa pandemia. Já estou costurando as roupas dos meus familiares, fazendo uma barra, colocando um zíper, o básico, mas pretendo me aperfeiçoar ainda mais e me tornar uma empreendedora”, afirmou Elizabete.
“Eu estou amando o curso. A professora é excelente e a turma super participativa. Para mim é uma terapia e uma nova ocupação. Dinheiro extra, em tempos de crise, num curso tão completo e de graça, só a Prefeitura para nos proporcionar uma formação dessas. Agradeço a todos os envolvidos pela oportunidade”, elogiou Creuza Muniz, 62 anos, moradora do bairro Topolândia.
A capacitação segue os protocolos sanitários de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e utilização de álcool em gel 70%.
Fotos: Divulgação