Pacientes do CAPS AD de Caraguatatuba participam de encontro que reforça importância da prevenção ao câncer de mama e colo de útero
Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Caraguatatuba participaram nessa segunda-feira (18) de um encontro para reforçar a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
O encontro, que faz parte das ações do ‘Outubro Rosa’, busca promover a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das duas doenças. Ele foi conduzido pela enfermeira e coordenadora de especialidades médicas da Secretaria de Saúde, Cecília Piauí.
Os assuntos abordados por Cecília foram muito pertinentes, principalmente, em relação à necessidade da mulher conhecer seu próprio corpo. Sobre o câncer de mama, ela explicou que “existem diversos fatores que devem ser considerados e observados para o diagnóstico”.
Durante o encontro, a enfermeira falou sobre os detalhes que merecem a atenção das mulheres, por exemplo, “o formato e tamanho diferente das mamas, pele com aspecto de casca de laranja, inversão do mamilo, cansaço crônico, perda de peso, presença de sangue e outras secreções, nódulos e inchaço nas axilas”.
Outro assunto abordado foi a possibilidade de evitar o câncer de mama. De acordo com Cecília, cerca de 30% dos casos podem ser evitados desde que a mulher adote hábitos saudáveis como: praticar atividade física, ter uma alimentação balanceada, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
As mulheres também receberam informações quanto ao câncer de colo de útero e foram instruídas a procurar o serviço público de saúde para a realização do preventivo (papanicolau). Mas Cecília enfatizou que “tão importante quanto fazer o exame é ir buscar o resultado”.
Cecília ainda falou um pouco sobre as principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a prevalência delas em homens e mulheres dependentes químicos.
O encontro foi finalizado com um momento motivacional: enquanto Cecília falava frases de motivação, as participantes cantavam. Por fim, a enfermeira deu um a recado às mulheres. “Cuidem da vida e saibam viver!”.
Foto: Cláudio Gomes/PMC