CaraguatatubaCidadesEducação

Projeto Horta Educativa já conta com mais de 30 unidades em Caraguatatuba

A prática de Educação Ambiental é desenvolvida em todas as etapas de ensino da rede municipal de ensino de Caraguatatuba. Através do Setor de Projetos, é promovido o Projeto Hortas Educativas, que tem como objetivo o cultivo de hortas e espaços verdes nas unidades escolares.

A interação e a criação de vínculos com a natureza possibilitam o desenvolvimento das crianças em termos sociais, afetivos, cognitivos e motores. Além disso, diante da realidade de restrições que ainda vivemos, a prática das atividades em espaços abertos tem sido uma prioridade.

As hortas misturam pedagogia e consciência ambiental, cultivo, inclusão e consumo de alimentação saudável, tudo isso em um só espaço, incentivando as boas práticas na continuidade de seus cuidados.

Retomado em maio deste ano, com a volta das atividades presenciais nas unidades escolares, as hortas foram desenvolvidas, preparadas, semeadas e agora realizam suas primeiras colheitas de verduras, legumes e temperos. Itens como tomate, alface, rabanete, salsa, cebolinha, coentro, entre outros, foram colhidos pelos alunos durante práticas pedagógicas e utilizados no preparo de refeições nas unidades.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, que recebeu de presente hortaliças colhidas pelos alunos, comentou sobre a importância do projeto e os diversos aspectos pedagógicos que podem ser desenvolvidos através das hortas. “O cultivo das hortas no ambiente escolar ajuda a transformar o pensamento e atitude das crianças sobre os hábitos alimentares. Além de estimular a produção e consumo de alimentos naturais, traz aos alunos atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos e inserção de assuntos como a economia doméstica, além outras atividades ligadas às aulas de empreendedorismo”, explicou.

Ao todo, mais de 30 unidades escolares do município já receberam a visita da equipe do projeto nos últimos meses.

A responsável pelo projeto Horta Educativa na Secretaria de Educação, Mayara Peixoto, informou que durante a visita operacional são executados trabalhos de limpeza dos espaços da horta, preparação de terra, além de orientações técnicas e avaliação dos espaços. Ela explicou que é preciso prever o tamanho das crianças que vão utilizar o espaço, por exemplo. Elas precisam alcançar o canteiro em sua totalidade – tanto em altura, quanto em comprimento. Como parte do projeto, também fornecemos para as unidades, kits de ferramentas e insumos, como terra, adubo.

Ela ainda comentou que a orientação é para que as escolas se organizem para realização da manutenção dos espaços, buscando estabelecer uma rede de cooperação junto aos pais

e comunidade local.

Oficina em parceria com a Petrobras

A Petrobras, em parceria com a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, promoveu na noite desta quarta-feira (7), a 2ª oficina de capacitação do Projeto Horta Educativa – Caraguatatuba. Com o tema ‘Horta Vertical’ a oficina foi realizada virtualmente para um grupo de 12 participantes.

Iniciado no mês de setembro, o projeto visa sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância das hortas para as questões nutricionais, alimentares e de meio ambiente. Até setembro de 2023, serão realizadas outras oito capacitações sobre temas como compostagem, alimentos orgânicos, temperos naturais e empreendedorismo.

O Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Petrobras, é uma medida mitigadora exigida pelo IBAMA no licenciamento ambiental das atividades de operação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e do trecho terrestre do gasoduto Gasmex, em Caraguatatuba.

Fotos: Divulgação/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE