Prefeitura de Caraguatatuba marca presença no lançamento do Programa “Cidade Acessível”
A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba representada pelo secretário da pasta, Amauri Toledo, o diretor de Acessibilidade, Cristiano Paulo Silva, e a fonoaudióloga Paula Hiromi Kavadi, participou do lançamento do programa “Cidade Acessível” apresentado pelo governador João Doria, na terça-feira (21), em São Paulo.
O projeto prevê parcerias entre as prefeituras e o Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional, para aquisição de equipamentos e desenvolvimento de obras que promovam a inclusão e a acessibilidade.
O governo paulista fará um investimento total de R$ 110 milhões no novo programa. De acordo com o governador, esse é o maior investimento já realizado no Estado, no apoio aos programas para as pessoas com deficiência.
Além do lançamento, o governo estadual homenageou os paratletas que participaram das Paralimpíadas de Tóquio.
“É importante que as políticas públicas desenvolvidas pelo nosso município estejam alinhadas ao governo do Estado para que possamos realizar trabalhos e ações que visem melhorias à qualidade de vida das pessoas com deficiência de Caraguatatuba. Nós já enviamos toda documentação necessária à participação no programa “Cidade Acessível” e aguardamos o retorno por parte do Estado”, disse Amauri Toledo.
Programa Cidade Acessível
O programa Cidade Acessível será desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional. Ele prevê investimentos do Governo de São Paulo nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas tornem-se mais inclusivos.
Os recursos serão aplicados em novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias para acesso de pessoas com deficiência ao mar, cadeiras de trilha adaptadas e kits de tecnologia assistivas para alunos com deficiência visual da rede regular de ensino.
O programa também prevê a realização de convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas.
As prefeituras já podem aderir ao programa, de forma a celebrar os convênios e receber os equipamentos. Como contrapartida, o município deve contar com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência formado e ativo. A adesão pode ser feita por meio do link: https://forms.gle/tEm67wF3K7NTb1R2A.
Foto: Divulgação