Mais de 50% dos homens participantes de ação em promoção à saúde apresentaram hipertensão
A ação de promoção à Saúde do Homem realizada entre os dias 18 e 20 de agosto na Praça do Coreto, Centro Histórico de São Sebastião, identificou que 104 dos 205 atendidos (50,8%) apresentaram Pressão Arterial (PA) alterada (acima de 130x80mmHg), com valores de até 200x150mmHg. Eles foram encaminhados à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima à residência para acompanhamento. A hipertensão arterial ou pressão alta é considerada fator prejudicial à saúde, por favorecer o infarto, entre outras doenças graves.
Outro dado preocupante revelado pela ação é que 58 dos homens atendidos (28,3%) apresentaram Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30, considerado obesidade leve. Em 7 desses casos o índice foi superior a 40, sendo os pacientes encaminhados ao serviço nutricional do Centro de Saúde II para acompanhamento.
A ação também identificou que mais da metade dos participantes não praticam atividades físicas (105 dos atendidos, 51,2% do total), 47 são fumantes (22,9%) e 89 (43,4%) não vão ao médico com frequência.
Em relação à imunização contra a Covid-19, 186 (90,7%) dos homens atendidos já haviam tomado ao menos uma dose da vacina, estando 53 deles (28,5%) com esquema vacinal completo (segunda dose ou dose única realizada).
Os participantes da ação realizaram testes rápidos de Sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e, em sua grande maioria, não identificada, pois seus sintomas podem ser discretos e imperceptíveis em alguns estágios da doença. Foram identificados 10 casos positivos, sendo 9 encaminhados para tratamento e notificação no Programa Saúde da Família (PSF) e 1 caso medicado no local, devido ao paciente viver em situação de rua.
Também foi colhido o Antígeno Prostático Específico (PSA) em todos os pacientes acima de 40 anos, exame usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. Foram feitos 152 exames, atingindo 74,1% dos participantes. A equipe de Saúde aguarda os resultados para orientações e encaminhamentos, quando necessário.
A ação de promoção à Saúde do Homem foi realizada pela Prefeitura de São Sebastião por meio do Departamento de Políticas Públicas da Secretaria da Saúde (SESAU), com participação de alunos da Faculdade São Sebastião (FASS).
Entre os objetivos estão conscientizar o homem de que atitudes preventivas elevam o nível de saúde física e emocional; divulgar as doenças mais comuns e formas de prevenção; estimular os homens a adotarem atitudes como realização de exames preventivos, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e consultas médicas regulares, especialmente após os 30 anos.