Ilhabela apresenta programa “Capacita Ilhabela” voltado para qualificação profissional
A Prefeitura de Ilhabela realizou nesta semana de forma presencial e on-line a apresentação para empresários do município e representantes da sociedade civil organizada do Programa Municipal de Qualificação Profissional (Capacita Ilhabela).
O programa visa a universalização gradativa da qualificação profissional dos trabalhadores da cadeia produtiva do turismo e moradores de Ilhabela.
“A nossa indústria, que é o turismo, sempre necessitou de muita atenção. Agora, com a retomada econômica e das atividades turísticas, precisamos surpreender os nossos visitantes com excelência nos serviços prestados. Com esse programa, além de aumentar a qualidade dos atendimentos no setor turístico, vamos elevar a oferta de mão de obra qualificada para a categoria”, declarou o Prefeito Toninho Colucci.
A apresentação do programa foi realizada pela secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, que enfatizou a importância da colaboração dos empresários. “Para que o programa dê certo precisamos ouvir todos vocês, que conhecem o trabalhador de Ilhabela e sabem onde devemos focar para atingir os nossos objetivos. Com isso, vamos desenvolver novas políticas de incentivo para geração de emprego e renda; elevar a empregabilidade e a trabalhabilidade dos moradores; a valorização da mão de obra local; e qualificar o destino”.
Durante a apresentação, a secretária apresentou os cursos que poderão ser ofertados com a parceria de diversas instituições como o Sebrae, Senac, Senai, Centro Paula Souza (ETEC) e do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela.
Entre as metas do programa estão: a capacitação de no mínimo 40% da mão de obra empregada; criar banco de dados dos concluintes compartilhado com o trade; e empregar no mínimo 10% da mão de obra desempregada que participa dos cursos.
O cronograma dos cursos terá início em setembro de 2021 e seguirá até 2025. Entre os cursos que serão ofertados estão: beleza e estética; culinária; línguas, cerimonialistas; bartender; recepção; borracheiro; florista; turismo de aventura; auxiliar de mecânica de motores de popa dois e quatro tempos; elétrica naval; soldador; e curso para jipeiros.
Fotos: Camila Migliorini/PMI