Prefeitura de São Sebastião participa de evento que promove o incentivo a produtores rurais e pescadores artesanais
A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), participou, nesta quinta-feira (12), do lançamento do “Agro SP + Seguro/Segurança no Campo” e Ações para o Agro Paulista, programa que traz uma série de ações de segurança e incentivo aos produtores rurais no Estado de São Paulo.
Representando o município de São Sebastião, participaram Afonso Vale, diretor do Departamento de Emprego e Renda (SEDES); Simone Monteiro, diretora do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento (SEMAM); e Caio Castro, chefe da Divisão de Convênios (SEMAM).
O evento contou com a presença do governador João Doria, do secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, e do secretário executivo para Abastecimento e Agricultura (ABAST/SMSUB), João Farias.
Durante o lançamento do programa, foi anunciada a liberação de R$ 215 milhões para linhas de crédito e seguro rural. O governador também apresentou projeto de lei para regulamentar a produção de queijo artesanal no Estado e ainda entregou os mapas de geolocalização da zona rural de 63 municípios.
Os temas abordados no evento procuraram estimular o crédito e dar maior estabilidade financeira a pequenos produtos rurais e pescadores artesanais:
– Retomada das linhas de crédito – FEAP;
– Linhas de crédito emergencial – Geadas – Desenvolve SP;
– Linha de Crédito para Agricultura Familiar – Banco do Povo;
– Seguro Rural;
– Renegociação das Dívidas de Cooperativas e Associações junto ao FEAP;
– Lançamento do Manual do PRA e Assinatura da Resolução CAR – Programa Agro Legal;
– Implantação dos Corredores Sanitários;
– Assinatura e Encaminhamento do PL, que altera a legislação dos Produtos Artesanais;
– Entrega do mapeamento das estradas rurais – 63 municípios;
– Apresentação das regras para “Município Agro SP”.