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Atividades do programa Professor Alfabetizador de Caraguatatuba são retomadas para 2º semestre letivo

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve continuamente o Programa Professor Alfabetizador com educadores da rede municipal. Atualmente, o programa é realizado com 75 professores do 1º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo promover a formação continuada dos profissionais e assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os sete anos de idade.

Com o início do 2º semestre letivo, a equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação realizou uma atividade diferenciada para marcar a retomada dos encontros de formação. Em esquema de drive-thru e divididos em grupos os alfabetizadores foram recebidos pelos professores formadores, Lindalva e Tiago, que ofertaram um kit de boas-vindas.

Semanalmente, todos os professores alfabetizadores participam de um encontro com carga horária de 3h20, onde são apresentadas novas estratégias e abordagens, além de um espaço para compartilhamento de experiências e boas práticas entre os educadores. Devido à pandemia, os encontros estão acontecendo de forma virtual.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, acompanhou a recepção dos educadores e ressaltou a importância deste trabalho. Ela explicou que o Programa Professor Alfabetizador é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e estabelecida em legislação própria, que entende a importância do processo de alfabetização para a formação do cidadão.

“O trabalho desenvolvido com os professores alfabetizadores busca ampliar os conhecimentos linguísticos para que esses profissionais tenham melhores condições e ferramentas pedagógicas para detectar as dificuldades de seus alunos e realizar um trabalho reflexivo e crítico, com o intuito de que a língua seja vista como um instrumento de inclusão e valorização”, disse.

Outra atividade desenvolvida por esses profissionais da rede municipal de ensino de Caraguatatuba é a recuperação paralela, um projeto de apoio pedagógico complementar voltado a estudantes com baixo rendimento escolar, tendo como objetivo a superação de dificuldades de aprendizagem.

Foto: Denis Lavinas/PMC

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