Prefeitura e Casa de Passagem intensificam abordagem para ofertar acolhimento às pessoas em situação de rua
Através de uma parceria entre a Prefeitura de Ilhabela e a Associação Restitui, o serviço de abordagem da Casa de Passagem vai intensificar as ações para ofertar acolhimento às pessoas em situação de rua no município.
O objetivo é acolher essa população para que não fique exposta as temperaturas baixas que estão previstas para os próximos dias na região, com mínimas que podem ficar abaixo dos 10º.
A Casa de Passagem oferece acolhimento imediato e emergencial, garantindo proteção integral (moradia, alimentação e higienização) para população em situação de rua por período de até 90 dias.
O acolhimento é realizado por demanda espontânea – quando o usuário procura diretamente o serviço por encaminhamento de outros serviços públicos (UBS, CAPS AD, CREAS), ou por abordagem social feita pela equipe da Casa de Passagem.
Quando a pessoa em situação de rua é acolhida, a assistente social Alana Pinheiro realiza um estudo diagnóstico da situação de cada indivíduo para efetuar os encaminhamentos necessários.
O usuário do serviço da Casa de Passagem é, por exemplo, encaminhado a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para realizar exames rápidos como de HIV e Covid-19. Além disso, a Prefeitura de Ilhabela realiza o cadastro dos abordados que são credenciados na Casa de Passagem e agenda, via UBS (Unidade Básica de Saúde), a vacinação contra Covid-19 de acordo com a faixa etária.
Somente neste ano, a Casa de Passagem acolheu mais de 300 pessoas e foram servidas mais de 6 mil refeições. Mais informações sobre o acolhimento feito pela Casa de Passagem, o telefone é (12) 3896-5492.
“Essa é a administração do prefeito Colucci, que veio para fazer a diferença. Essa parceria da Prefeitura com a Casa de Passagem é muito importante e estamos avançando cada vez mais para oferecer dignidade às pessoas”, disse a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nanci Peres de Araújo Zanato.
Arte: Divulgação